Educação Fiscal

25/11/2016 16/12/2016 09h50m

Natal do Coração 2016 recebe dança, paródia e música dos alunos da rede municipal de ensino


Dança, paródia e música foram as atrações do Natal do Coração 2016 durante a programação na noite de quinta-feira (24).  A Praça Saldanha Marinho recebeu as apresentações das escolas municipais que foram organizadas em parceria com o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) . O Natal do Coração 2016 tem como tema "Natal todo Dia".

Programação nesta sexta (25) recebe Festival Internacional de Coros e o espetáculo "Um Encanto de Natal"

A grande presença do público assistiu dez apresentações de seis escolas do município, sendo Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pão dos Pobres Santo Antonio, EMEF Diácono João Luiz Pozzobon, EMEF Rejane Garcia Gervini, EMEF Luizinho de Grande e também o Grupo Ritmo de Camobi e a Escola de Dança de Salão “Lucas Pendezza y Daniela Lopes.

A coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, Rosaura Vargas, salienta que esta é uma oportunidade de mostrar o trabalho que os professores realizam em sala de aula com o tema Educação Fiscal. “Antes de chegar aqui existe um trabalho de base que é realizado. Estas apresentações mostram um pouquinho do que um professor pode fazer na construção ética dos alunos”, ressalta.  

Para a professora da EMEF Luizinho de Grande, Claucea Helena Silveira, 48 anos, a apresentação é uma oportunidade de elevar a auto-estima dos alunos. “ É visível o progresso das alunas, tanto em sala de aula como fora. Após esse incentivo e os ensaios, elas são outras”, salienta a professora.

Para a estudante do 6 º ano da EMEF Luizinho de Grande, Estefany Pedroso, 13 anos, a apresentação no Coral é mais que entoar uma canção. “ Nós estamos aqui para mostrar uma nova idéia, mostrar o quanto é importar não sonegar impostos”, afirma. Para Tainara Cabral, 10 anos, estudante do 5º ano do EMEF Luizinho de Grande a oportunidade é muito importante para escola também. “ Estou aqui para representar a minha escola, mostrar ela”, destaca.

Os familiares não podiam ficar de fora, para os alunos a presença deles é muito importante. A mãe da aluna Tainá de Godoy, marcou presença na Praça para prestigiar a apresentação da filha. “ As apresentações estão lindas, um grande incentivo. A minha filha se encontrou na dança, era o que ela precisava”, enfatiza Simone de Godoy, 32 anos.

As apresentações também marcaram aqueles que estavam aproveitando a noite para passear com família. É o caso de Gilberto Brum, 52 anos que atento prestava atenção no palco da Praça. “ A programação está bem diversificado. É muito importante o incentivo que estão dando para as escolas municipais participarem e mostraram seus trabalhos”, destaca.

Programa Municipal de Educação Fiscal

O Programa começou a ser desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria em 2002, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Finanças, com apoio da Receita Federal do Brasil, Fazenda Estadual, 8ª Coordenadoria R3egional de Educação, Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria e Universidade Federal de Santa Maria.

A missão é conscientizar a sociedade através da escola da função socioeconômica do tributo. Além disso, busca o despertar do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da administração pública, tendo em vista o benefício de toda a população.

1,5 milhão de garrafas pet

“Os enfeites natalinos foram produzidos por voluntários e artesãos, na Fábrica de Natal. Para a edição deste ano foram utilizados mais de 1,5 milhão de garrafas pet, com o reaproveitamento e repaginação da decoração de anos anteriores. A grande atração dos adornos é justamente a Árvore de Natal, localizada no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Venâncio Aires”, explicou Carmem Pacheco. A produção das peças que enfeitam o Centro da cidade começou em setembro na Fábrica de Natal, localizada na Vila Schirmer.

Um trabalho de muitas mãos

O prefeito José Haidar Farret comentou que, assim como os demais santa-marienses, que também está ansioso para ver a cidade iluminada com a chegada das festas do fim de ano. "São muitas pessoas envolvidas em todo o processo de concepção do Natal do Coração. Tenho a certeza de que esse trabalho, feito por muitas mãos, vai emocionar a todos nós, não apenas com o brilho dos enfeites, mas por toda a programação que está sendo preparada para que, não apenas os moradores da cidade, mas os visitantes dos demais municípios da região possam compartilhar uma das mais bonitas e encantadoras festas de Natal realizada no Rio Grande do Sul", disse Farret.

Parcerias

O Natal do Coração 2016 é uma realização da Prefeitura Municipal e Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) de Santa Maria, com o patrocínio do Sindilojas, Banrisul, Brandt, La Marli, Bella Motoshop, Falk, Safira, Xelimari, Ampla, Gaiger, ZumpNet, Rabelo, Portobelo, Sibrama, Pampeiro, Associação Rural, Center Gril, com o apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Governo do Estado do RS. A festa consiste na decoração das principais ruas do Centro da cidade, além de fachadas de prédios históricos e igrejas.

 

Texto: acadêmica de jornalismo Keila Marques
Supervisão: Fabricio Minussi (MTB 11.110)
Foto: João Vilnei / Prefeitura

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial