Educação Fiscal

História das Mascotes do PMEF

A MASCOTE CID LEGAL (Uma formiga)

No dia 7 de outubro de 2005, em uma solenidade e exposição realizada no auditório da Receita Federal, estudantes da rede municipal de ensino foram premiados pelos trabalhos de maquete e mascote inscritos no concurso do Programa de Educação Fiscal.

Participaram da comissão julgadora os representantes das secretarias de Comunicação, Captação de Recursos e Cooperação Internacional, Finanças e Educação; do programa de Educação Fiscal, além do delegado da Receita Federal Carlos Luciano Sant'Anna.

No concurso de mascotes, participaram estudantes da 5ª à 8ª séries. A vencedora foi a Escola Municipal Tenente João Pedro Menna Barreto, que trabalhou relacionando a educação com o trabalho das formigas. Segundo a diretora da escola vencedora, Ilka Rejane Oliveira Martins, a educação é feita aos poucos e gradativamente, assim como as formigas trabalham. 

Seguindo essa ideia, o aluno Robson Lopes Grigolo, de 11 anos, da 5ª série, se inspirou e criou a Formiga Operária como Mascote Fiscal, sendo o vencedor do concurso. Na ideia de Robson a formiga punirá a consciência de quem não pedir nota fiscal, ficando como símbolo do programa em 2005.

No desenho realizado pelo estudante temos a história de uma formiga operária que tem como missão ser o Fiscal de Impostos. Abaixo temos a versão original do desenho:

                                                         

                                                     Créditos: Robson Lopes Grigolo - EMEF João Pedro Menna Barreto    

No ano de 2005, nossa mascote foi nomeada pela estudante Thais Pietro da Silva, da EMEF Zenir Aita, como “Cid Legal”. A escolha do nome foi feita a partir de um concurso do PMEF que permitiu a conclusão da identidade da nossa mascote. A justificativa de Thaís para o nome foi: “Cid é de Cidadão que conhece seus direitos e deveres, paga seus impostos e fiscaliza a aplicação desses recursos, age dentro da lei e ajuda a construir uma sociedade melhor, por isso é um cidadão legal”.

Além disso, o PMEF, em 2007, lançou o filme “Fiscalito e a Revolta das Notas Fiscais”, que foi produzido pelo Estúdio 21. No audiovisual temos o Cid Legal na capa do DVD, reforçando ainda mais a importância de nossa mascote nos projetos do PMEF! Caso deseje assistir ao filme, este está disponível no nosso canal do Youtube, para acessá-lo basta clicar aqui.

Evolução do Cid Legal no decorrer dos anos

                

             (2005 - 2007)                             (2007 - 2011)                              (2011 - 2022)                             (2022 - Presente)

 

TURMA DO CID LEGAL

                                                       

A MASCOTE PROFESSORA CIDINHA (Uma joaninha)

No dia 10 de novembro de 2022, em uma solenidade realizada no auditório o Hotel Itaimbé, estudantes da rede municipal de ensino foram premiados no concurso de desenho “Professora Cidinha”, que fará parte da turma do Cid Legal. A nova mascote foi escolhida por meio de um concurso, o qual participaram estudantes do 4º ao 9º ano, totalizando mais de 300 inscrições.

Participaram da comissão julgadora os representantes da Receita Estadual, Universidade Federal de Santa Maria, secretarias de Educação, Finanças, Comunicação, gabinete do deputado estadual Valdeci Oliveira e Câmara de Vereadores de Santa Maria.

No concurso de desenho que escolheu a mascote “Professora Cidinha”, a vencedora foi a estudante Any Gabriely Perez Gonçalves, da Escola Municipal Ione Medianeira Parcianello, que desenhou uma Joaninha, e justificou a sua escolha: 

- Escolhi a Joaninha porque também é um inseto e achei mais fácil de ser visto como mascote. Eu queria um personagem feminino que a aparência exalasse simpatia e joaninhas me lembram isso. Ela é um inseto muito importante no equilíbrio dos ecossistemas, pois ela ajuda no controle de outros insetos e pragas; assim vai ajudar a combater a praga da sonegação fiscal. 

Any foi orientada pela professora de artes Rosenara da Silva Soares Maia, que trabalhou o tema do concurso relacionando-o aos conteúdos de artes a sua matriz curricular e o trabalho das joaninhas na natureza “desempenham funções de controle biológico”.

Segundo a diretora da escola vencedora, Marli Rodrigues Giacomelli, o tema transversal e integrador “Educação Fiscal” (BNCC 2017) faz com que o tema e a sua conexão com a construção do conhecimento é realizada de forma criativa, sustentável e permanentemente implementada, assim como as joaninhas, com sua função na natureza de controle biológico de pragas, os professores têm a missão de possibilitar aos estudantes condições de progredirem em seu processo formativo vislumbrando ao estudantes um futuro promissor.
Seguindo essa ideia, a estudante Any Gabriely Perez Gonçalves do 9º ano, se inspirou e criou a Joaninha Professora, vencedora do concurso, uma componente da turma do Cid Legal - uma formiga Operária. 

No desenho realizado pela estudante temos a história de uma Joaninha que tem como missão ser a professora que levará o conhecimento sobre os temas trabalhados pela Educação Fiscal, tais como: direitos, deveres, cidadania, ética, nota fiscal e impostos. Abaixo temos a versão original do desenho:

                                                    

                                     Créditos: Any Gabriely Perez Gonçalves - EMEF Ione Medianeira Parcianello   

Versão digitalizada da Professora Cidinha