Inicial > Notícias > Festival Internacional de Coros e Escola...

Notícias

24/11/2016 25/11/2016 14h00m

Festival Internacional de Coros e Escola Municipal de Circo no Natal do Coração, nesta sexta (25)


Festival Internacional de Coros e escola Municipal de Circo no Natal do Coração, nesta sexta (25)

Santa Maria é sempre lembrada por sua veia de música erudita, por sua Orquestra Sinfônica e pelo Festival Internacional de Inverno da UFSM. Agora, uma vez por ano, o canto em coro terá seu espaço. Inician nesta sexta-feira (25) o 1º Festival Internacional de Coros, que vai levar o encanto da música ao Centro da cidade e também ao Theatro Treze de Maio e ao Itaimbé Palace Hotel. O festival integra a programação do Natal do Coração 2016 e vai até domingo, dia 27. Ainda nesta sexta-feira o público também poderá conferir mais uma apresentação do espetáculo "Um Encantro de Natal", da Escola Municipal de Circo, na Praça Saldanha Marinho. A programação artística está marcada para iniciar a partir das 19h.

Natal do Coração 2016 recebe dança, paródia e música dos alunos da rede municipal de ensino

"Estamos muito satisfeitos com até agora com a resposta do público aos eventos que temos programados até o dia 23 de dezembro. A partir dessa sexta-feira esperamos a presença de mais público na Praça Saldanha Marinho, para conferir as atrções que reservamos. Teremos música, dança, intervenções circenses e toda a decoração que enfeita o Centro da cidade como cenário", disse a coordenadora geral do Natal do Coração 2016, Carmem Pacheco.

Já a coordenaqdora artística da programação, Karine Pissutti, convida os santa-marienses a conferirem as apresentações marcada para todo o final de semana. "Quem não pôde assistir ao Acender das Luzes no último sábado (19) terá a oportunidade de conferir esse espetáculo em outro formato. Da mesma forma teremos o 1º Festival INternacional de Coros de Santa Maria, a partir dessa sexta-feira. São muitas atrações programadas para todas as idades", disse Karine.

Mais sobre o Festival Internacional de Coros de Santa Maria

Na programação do 1º Festival Internacional de Coros estão escalados 17 grupos de diversas cidades do Estado, Santa Catarina, Argentina e Uruguai. O evento terá intervenções pela cidade e, no sábado, às 18h, mais de 300 vozes vão ecoar pela Praça Saldanha Marinho, dentro da programação do Natal do Coração. Dentro da circulação das apresentações por locais da cidade, quem quiser prestigiar os artistas, vai encontrá-los em lugares como os shoppings Monet e Royal Plaza, o Calçadão e a Estação Rodoviária, no sábado, às 11h. No domingo, as apresentações se voltam para as igrejas, a partir das 11h, na Igreja Luterana do Brasil, Igreja Metodista, Catedral Diocesana, Igreja Nossa Senhora das Dores, e Basílica da Medianeira. Todas as apresentações são gratuitas.

O 1º Festival Internacional de Coros de Santa Maria é uma realização do Coral da APUSM, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM) e produção da Chilli Produções. O evento é patrocinado por Beltrame Casa Completa, Podal Alimentos e Arroz Rei Arthur - Engenhos Dickow.

Os participantes 1º Festival Internacional de Coros

Coral APUSM (Santa Maria)
Coro da Câmara da UFSM (Santa Maria)
Coro Aparcanto (Montevideo – URU)
Coral Amicanto (Rocha – URU)
Coral Alterados Ensamble (Mar Del Plata – ARG)
Grupo Vocal Aris Nova (Mar Del Plata – ARG)
Coro Polifonico Mar del Plata (Mar Del Plata – ARG)
Coro Universitário de Missiones (Missiones – ARG)
Coral de Meninas Cantoras de Novo Hamburgo (Novo Hamburgo – RS)
Coral Madrigal Presto (São Leopoldo – RS)
Coral da PUC (Porto Alegre – RS)
Coral da UFRGS (Porto Alegre - RS)
Coral Viva La Vida (Porto Alegre – RS)
Coral Unochapecó (Chapecó – SC)
Coral da Uri (Erechim – RS)
Vocal 5 (Porto Alegre – RS)
Coral Vozes de Dickow (Agudo – RS)


Programação
Sexta-feira (à tarde)
Recepção dos Coros

Local: Sede da APUSM

19h30 - Abertura do Festival
Local: Theatro Treze de Maio - Praça Saldanha Marinho

Sábado 

Horário: 11h
Intervenções dos coros
Locais: Praça Saldanha Marinho, Calçadão, Royal Plaza Shopping, Monet Plaza Shopping e Estação Rodoviária de Santa Maria

Apresentação Natalina dos Coros participantes do festival
Horário: 18h
Local: Praça Saldanha Marinho

Segunda Noite Festival Internacional de Coros
Horário: 20h30
Local: Centro de Eventos do Itaimbé Palace Hotel

Domingo

Intervenções dos Coros

Locais: Igreja Luterana, às 10h; Igreja Metodista, às 10h30; Igreja Catedral Diocesana, às 11h; Igreja Nossa Senhora das Dores, às 11h; Basílica de Nossa Senhora Medianeira, às 11h; Igreja Luterana do Brasil, às 10h.

Terceira Noite Festival Internacional de Coros 
Horário: 18h
Local: Centro de Eventos do Itaimbé Palace Hotel
Encerramento do Festival

1,5 milhão de garrafas pet

“Os enfeites natalinos foram produzidos por voluntários e artesãos, na Fábrica de Natal. Para a edição deste ano foram utilizados mais de 1,5 milhão de garrafas pet, com o reaproveitamento e repaginação da decoração de anos anteriores. A grande atração dos adornos é justamente a Árvore de Natal, localizada no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Venâncio Aires”, explicou Carmem Pacheco. A produção das peças que enfeitam o Centro da cidade começou em setembro na Fábrica de Natal, localizada na Vila Schirmer.

Um trabalho de muitas mãos

O prefeito José Haidar Farret comentou que, assim como os demais santa-marienses, que também está ansioso para ver a cidade iluminada com a chegada das festas do fim de ano. "São muitas pessoas envolvidas em todo o processo de concepção do Natal do Coração. Tenho a certeza de que esse trabalho, feito por muitas mãos, vai emocionar a todos nós, não apenas com o brilho dos enfeites, mas por toda a programação que está sendo preparada para que, não apenas os moradores da cidade, mas os visitantes dos demais municípios da região possam compartilhar uma das mais bonitas e encantadoras festas de Natal realizada no Rio Grande do Sul", disse Farret.

Parcerias

O Natal do Coração 2016 é uma realização da Prefeitura Municipal e Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) de Santa Maria, com o patrocínio do Sindilojas, Banrisul, Brandt, La Marli, Bella Motoshop, Falk, Safira, Xelimari, Ampla, Gaiger, ZumpNet, Rabelo, Portobelo, Sibrama, Pampeiro, Associação Rural, Center Gril, com o apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Governo do Estado do RS. A festa consiste na decoração das principais ruas do Centro da cidade, além de fachadas de prédios históricos e igrejas.

NOTA OFICIAL

A Comissão Organizadora do Natal do Coração 2016 informa que devido à solicitação formal feita por grupo comerciantes do Shopping Independência à Prefeitura, que o palco montado em frente ao centro comercial situado na Praça Saldanha Marinho será retirado. A estrutura havia sido montada para receber o espetáculo "Um Encanto de Natal", sempre de quarta a domingo, às 21h30, simbolizando o Acender Diário das Luzes de Natal, até o dia 23 de dezembro. Devido a esse imprevisto a coordenação artística do Natal do Coração informa que a programação do evento sofrerá alterações em seu formato. A partir dessa quinta-feira (24), o palco principal da Praça Saldanha Marinho (Espaço Ulisses Guimarães), receberá reforço na sua estrutura, para também abrigar o espetáculo que seria realizado, diariamente, em frente ao Shopping Independência, fora do horário comercial. Os organizadores do Natal do Coração 2016 lamentam a posição manifestada pelo grupo de comerciantes em ofício à Prefeitura, pois a intenção era de proporcionar um belo espetáculo diário aos santa-marienses, valorizar a estrutura física do prédio histórico e promover a inclusão dos comerciantes do Shopping Independência na programação do evento. O novo formato da programação será divulgado pelos organizadores do Natal do Coração 2016 nesta quinta-feira.

Texto: Rodrigo Ricordi
Fotos: Divulgação

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial