SECRETARIA DE MUNICÍPIO DE CULTURA

Desfile de Natal no Centro de Santa Maria encantou adultos e crianças neste sábado (6)

06/12/2025 | atualizado em 19/12/2025 às 16h04m


Foto: Samuel Marques / Prefeitura

Programação atualizada nesta sexta-feira (19)

Iniciativa faz parte da programação da Estação Natal 2025. Outros três cortejos serão realizados na cidade, além de shows musicais e espetáculos. Confira os dias e horários abaixo

O Centro de Santa Maria esteve ainda mais colorido e alegre com o Desfile de Natal que ocorreu na manhã deste sábado (6). A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, realizou o primeiro desfile integrado à programação da Estação Natal 2025. O cortejo começou na Avenida Rio Branco, em frente à Catedral Metropolitana, passando por baixo do viaduto Evandro Behr e seguindo pela Rua do Acampamento até a Avenida Medianeira. Outros três cortejos serão realizados na cidade, além de shows musicais e espetáculos. Confira os dias e horários abaixo.

O Desfile de Natal deste sábado contou com a participação de cerca de 300 artistas integrantes de vários grupos da cidade, como: Cia Armazém Cultura e Entretenimento (envolve diferentes grupos artísticos); Vintage Dance Studio; Diácono Cia; Projeto Dançando para Educar; Dancidade e Katupiry; e a Banda Marcial do Colégio Manoel Ribas (Maneco). Também participaram as entidades da inclusão como Associação de Cegos e Deficientes Visuais (ACDV), Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Coser - Pessoa com Deficiência (PCDs auditivos), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Grupo marcando presença.

Adultos e crianças acompanharam o desfile das calçadas, enquanto abanavam, filmavam e fotografavam duendes, renas, mamães noéis, bonecos de neve, biscoitos de gengibre e muitos outros personagens natalinos. O desfile contou com o tradicional Trenzinho de Natal que levou passageiros especiais, pais e filhos. E claro que o Papai Noel não podia ficar de fora na companhia de muitos dos seus ajudantes. Noel cumprimentou o público e desejou um Feliz Natal a todos.

O prefeito, Rodrigo Decimo, também participou da atividade juntamente com a secretária de Cultura, Rose Carneiro, e toda a equipe organizadora da Estação Natal 2025. Durante o percurso, em alguns pontos do caminho eles pararam para cumprimentar e tirar fotos com a população.

“Hoje realizamos o primeiro desfile de Natal no Centro da cidade. Na programação, serão mais dois sábados que a Avenida Rio Branco e Rua do Acampamento receberão os artistas alegres, muito música e um ambiente festivo, além de um desfile no Bairro Tancredo Neves. Shows e espetáculos gratuitos também vão ser realizados na Praça Saldanha Marinho. Tudo pensado e preparado com muito carinho para a nossa comunidade santa-mariense. Que o Natal traga ainda mais união aos nossos corações”, foi a mensagem do prefeito Rodrigo Decimo.

A “Estação Natal 2025” é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, tendo apoio cultural da CRVR, da Podal Distribuidora, da Fundação Eny e da Rede Super, com patrocínio da Farmácias São João, SR Engenharia, Santa Lúcia Distribuidora, Cartório de Registro de Imóveis, Cauzzo Assistencial e Patrocínio Master da Coca-Cola Femsa Brasil, e Realização do Ministério da Cultura. A produção executiva é da Plano Comunicação e Eventos. 

PROGRAMAÇÃO ESTAÇÃO NATAL 2025 – DEZEMBRO

Sábado (13)
10h: Desfile de Natal, Avenida Rio Branco (Catedral Metropolitana) e Rua do Acampamento, no Centro 
20h: Jingle Bands | Cia Armazém, Praça Saldanha Marinho

Domingo (14)
15h: Folia dos Duendes, Bairro Nova Santa Marta
20h: Natal Pampeano | Os clássicos natalinos no ritmo Gaúcho | Com Anelise Severo, Jean Kirchoff 
Local: Praça Saldanha Marinho

Quinta-feira (18)
19h: Opereta de Natal | Daiane Diniz e grupo
Local: Parque da Medianeira

Sexta-feira (19)
19h - Natal nas Alturas: A Chegada do Bom Velhinho | Realização: 4CRBM - Comando Regional de Bombeiro Militar
Local: Santa Maria Shopping, Calçadão

20h30min: Christmas Rock | Com Rafa Schuller e Banda
Local: Praça Saldanha Marinho

Sábado (20)
10h: Desfile de Natal, Avenida Rio Branco (Catedral Metropolitana) e Rua do Acampamento, no Centro 

18h: Desfile de Natal, Avenida Paulo Lauda (Centro Comunitário Tancredo Neves), no Bairro Tancredo Neves

17h30min: Serenata Natalina com Trio D’Anima
18h30min: Opereta de Natal | Daiane Diniz e grupo
Local: Praça Dr. Astrogildo de Azevedo, no Largo Roque Gonzales, no Centro, em frente ao estacionamento da farmácia, na Rua Professor Braga

20h: Espetáculo: “Natal - Uma canção de amor” | com a Cia Armazém
Local: Praça Saldanha Marinho

Terça-feira (23)
20h: Espetáculo: “O Fantástico Mundo do Natal” | com a Vintage Dance Studio
Local: Praça Saldanha Marinho

Casa do Papai Noel: aberta para atendimento às crianças na Praça Saldanha Marinho, de 17 a 23 de dezembro, das 18h às 21h

*Quem for acompanhar as atrações na Praça Saldanha Marinho, deve levar a sua cadeira para aproveitar os espetáculos com mais comodidade.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: 
Samuel Marques / PMSM
Ronald Mendes / Divulgação
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens