Seções

Secretaria de Município de Cultura

Theatro Treze de Maio

O Theatro Treze de Maio foi fundado em 1890. A sua fundação foi uma consequência dos movimentos culturais da cidade de Santa Maria, no final do século XIX. O município tinha cerca de 25 mil habitantes e encontrava-se em extraordinário desenvolvimento, desde a chegada da ferrovia, em 1885. As ações para a construção de um teatro na cidade foram noticiadas por um jornal local em setembro de 1888. Comemorava a iniciativa do farmacêutico João Daudt Filho.

Em janeiro de 1889, atendendo à convocação de João Daudt Filho, reuniram-se interessados em construir a casa de espetáculos. Durante a assembleia, realizada na Câmara Municipal, foi constituída uma sociedade anônima por ações, chamada Sociedade 13 de Maio. Nesta reunião foram subscritos 20 contos de réis, um terço do capital necessário para a sua construção.

 Os primeiros recursos foram destinados às providências iniciais, para fazer o lançamento das ações, projetar a planta, adquirir a madeira que havia sobrado da demolição da Igreja Matriz e, finalmente, edificar o prédio localizado na Praça Saldanha Marinho, centro da cidade. O projeto inicial ficou sob a responsabilidade do arquiteto Julius Weise. O projeto subsequente teve autoria do ator e diretor de carpintaria teatral Augusto Boldrini.

Para as obras, Julius Weise contou com a colaboração do construtor Cesar Daccorso, italiano radicado em Santa Maria. João Daudt Filho organizou uma sociedade dramática, da qual foi diretor e ator. O dinheiro adquirido com a realização dos espetáculos era utilizado para pagar a construção e equipamentos. Assim, em 1890, foi inaugurado o Theatro Treze de Maio, dando início a uma intensa atividade cultural durante os 23 anos que se seguiram.

Em 1913, o jornal Diario do Interior divulga a venda do Theatro Treze de Maio à Intendência Municipal. A partir deste período o espaço serviu a outras finalidades e negócios. Por décadas, até 1992, o antigo casarão abrigou a Biblioteca Pública Municipal e um Centro Cultural. Foi reinaugurado como teatro em 26 de maio de 1997. Apesar das inúmeras e sucessivas intervenções no prédio, a fachada principal conserva, em linhas gerais, a intenção plástica original do projetista, em estilo neoclássico.

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO THEATRO TREZE DE MAIO - AATTM
A Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio foi fundada em 1993 como uma sociedade civil de finalidade cultural, sem fins lucrativos e com personalidade jurídica. Resultou da mobilização voluntária de agentes da comunidade, com o desejo de materializar o plano de ressurgimento do teatro da cidade. Dois anos mais tarde, uma nova Diretoria agregou investidores e, por meio da campanha Seja Sócio da História, devolveu este belo palco para a comunidade de Santa Maria. 

O seu direcionamento principal é dar andamento às atividades, garantindo a manutenção, contínuos investimentos e melhorias, adequando o espaço para as necessidades atuais e permitindo a continuação de uma trajetória de excelência. Para tanto, é integrada por uma diretoria e financiada por uma extensa lista de colaboradores mensais, todos conscientes da importância deste espaço de arte e cultura. Nesta lista destacam-se dois nomes: José Antônio Goi e Ailo Valmir Saccol, respectivamente primeiro presidente e presidente de honra da Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio.

​​
PRESIDENTE DA AATTM
Ney Luis Pippi
DIRETORA ADMINISTRATIVA DO THEATRO
Ruth Sopher Péreyron

COMO CONHECER E VISITAR
Quem deseja conhecer o local deve realizar agendamento pelo telefone ou e-mail.
 
CONTATO
Praça Saldanha Marinho, s/n° -  CEP 97010-540 - Santa Maria - RS
Telefone Administração: 55 3028-6245
Telefone Bilheteria: (55) 3028-0909
E-mail: theatro13maio@gmail.com
Site: www.theatro13maio.com

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:
De terça a sexta-feira, das 15h às 18h30min

HORÁRIOS EM DIA DE ESPETÁCULO:
De terça a sexta-feira, a partir das 13h30min
Sábado: Dia de espetáculo infantil: 10h e espetáculo adulto: 13h30min
Domingos e feriados, espetáculo infantil: 13h30min e adulto: 15h
 
SEJA SÓCIO DA HISTÓRIA
Faça parte da Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio (AATTM) e colabore com a preservação deste patrimônio histórico e cultural de Santa Maria e região. Associe-se! Informações pelo telefone (55) 30286245 ou e-mail theatro13maio@gmail.com.

Fotos