Inicial > Cultura > Notícias > Faltando pouco mais de um mês...

Secretaria de Município de Cultura

21/03/2023 21/03/2023 14h13m

Faltando pouco mais de um mês para a 50ª Feira do Livro, Prefeitura divulga identidade visual


Atividades ocorrerão de 28 de abril a 13 de maio, na Praça Saldanha Marinho

A 50ª edição da Feira do Livro de Santa Maria já ganhou sua identidade própria. A Comissão da 50ª edição do evento, por meio da Secretaria de Cultura, divulga a identidade visual da Feira, que  será realizada de 28 de abril a 13 de maio, com atrações nacionais e internacionais, todas presenciais. Já há vários nomes confirmados, que serão anunciados em breve. A ilustração que compõe a identidade visual deste ano foi criada pelo cartunista Elias Ramires Monteiro, e o cartaz foi feito pelo professor e designer Roberto Gerhardt e por alunos do curso de Design, da Universidade Franciscana (UFN). Confira o cartaz na galeria de imagens.

Neste ano, a Feira do Livro não terá patrono e homenageados, pois a edição 2023 vai homenagear todos os patronos que passaram pelas demais edições do evento. 

"A Feira do Livro é referência em evento literário, um movimento cultural que movimenta a cidade por 15 dias. E chega, firme e forte, na sua 50ª edição, alicerçada pelo trabalho e esforço de muitas mãos. E, para representar todos que fazem parte desta história, neste ano não teremos um homenageado em especial É preciso salientar também a importância do investimento na Feira por parte da Prefeitura. Temos uma Feira internacional, que coloca, no palco, o livro e a leitura por meio de grandes nomes e de uma qualificada programação para todas as idades", reforça a secretária municipal de Cultura, Rose Carneiro.

O selo da Feira do Livro com edição especial dos 50 anos foi criado por Creici Redin Brixner, designer gráfica que, enquanto aluna do Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), criou a marca da Feira, sob orientação do professor Máucio Rodrigues.

O cartunista Elias comenta sobre a criação da ilustração para a marca simbólica da 50ª edição de um dos maiores eventos de literatura do Estado.

“Chegamos à edição 50 e, vendo os registros das edições passadas, tive a certeza de que a ilustração deveria fazer referência aos que se mobilizaram durante esses anos todos para manter vivo um evento que tem sido um dos nossos maiores orgulhos. Mais uma vez, eu uso, para isso, a linguagem com a qual mais me identifico: a do desenho de humor, da charge”, explica.

A edição comemorativa das 50 edições da Feira do Livro será realizada de 28 de abril a 13 de maio, na Praça Saldanha Marinho. As inscrições para os lançamentos de livros já estão abertas e devem ser feitas pelo e-mail feiradolivrosm73@gmail.com. Para se inscrever, basta enviar e-mail até 15 de abril com a ficha de inscrição, que está em anexo. 

A Feira do Livro de Santa Maria é realizada pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Cultura e de Educação; pela Câmara do Livro; pela Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma); pela 8ª Coordenadoria Regional de Educação; pela Universidade Franciscana (UFN); e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)/PMSM
Imagem: Divulgação
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial