Notícias

15/03/2024 17/03/2024 14h08m

Prefeitura registra redução de 40% na quantidade de resíduos coletados durante a Calourada 2024


O quantitativo deve-se ao uso de copos próprios ao invés de copos descartáveis, e à coleta de materiais feitos por recicladores voluntários

A terceira edição da maior festa de recepção aos calouros da Região Central terminou nesta quinta-feira (14), mas os trabalhos continuam. A Calourada 2024, evento promovido pela Prefeitura, recebeu cerca de 29,6 mil pessoas na Gare entre sábado (9) e esta quinta, o que gerou cerca de 2 toneladas de resíduos.

A estrutura deste megaevento contou com área coberta, banheiros químicos e ampla estrutura de seguranças. A limpeza, instalação elétrica e iluminação do evento foram de responsabilidade de servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Segundo o coordenador setorial da pasta, Juliano Dalcol, a quantidade de resíduos coletados nesta edição da Calourada representa uma redução de aproximadamente 40%, quando comparado com a Calourada de Inverno – realizada do dia 7 a 10 de agosto de 2023, evento que totalizou aproximadamente 5 toneladas de resíduos.

“Houve essa boa redução no volume de resíduos. Percebemos a fomentação do uso de copos ecológicos pelo público, e muitos com seus próprios copos e canecas, evitando o uso de copo plástico. Também tivemos uma contribuição muito importante nesse ano por parte dos recicladores autônomos, catadores e voluntários, que fizeram a coleta e separação manual de materiais recicláveis, durante e após o evento”, pontua Juliano.

O coordenador também conta que ao final de cada noite de evento, os contêineres dispostos na Gare estavam praticamente cheios. No entanto, quando o caminhão da coleta residual ia fazer a coleta na manhã seguinte, foi constatado que o volume havia sido reduzido drasticamente, por conta do intenso trabalho de seleção dos materiais recicláveis realizada pelos voluntários.

Na manhã desta sexta-feira (15), uma equipe da Prefeitura trabalhou na varrição para a limpeza da Gare, e todo material varrido foi para os contêineres. Todo o lixo foi encaminhado à Central de Tratamento de Resíduos da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), no distrito de Boca do Monte.

A Calourada 2024 é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (DCE-UFSM) e da Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism).

 

 

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Prefeitura  de Santa Maria
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Notícias Relacionadas

Mais Notícias | Página Inicial