Buscar

17/03/2011 17/03/2011 17h49m

Exposição: “Peciar Apresenta 30+3” abre no sábado (19) com gravuras assinadas por expoentes das artes

Museu de Arte de Santa Maria


O dia 19 de março será marcado por uma nova exposição no Museu de Arte de Santa Maria (MASM) e pela presença ilustre de Silvestre Peciar Basiaco. Apesar de a mostra não estar completamente montada, a primeira obra que se vê é uma gravura de Peciar. Ela está na entrada simbolicamente, pois a mostra não é assinado por tal artista plástico, mas sim, o expectador verá a doação de 30 peças de seu acervo pessoal ao MASM, ocorrida em 2001, e que nunca haviam sido apresentadas ao público por falta de condições museológicas.

Peciar nasceu no Uruguai, mas veio para o Brasil por causa da ditadura em 1975 e naturalizou-se. Isso significou uma vivencia de 23 anos na cidade localizada no coração do Rio Grande do Sul. Aqui ele ministrou aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), contribuiu com seu talento mostrando sua habilidade em esculturas, gravuras, cerâmica, desenho e pintura, e trouxe obras assinadas por nomes ímpares da cena das artes plásticas brasileira e internacional, como forma de reconhecimento à cidade.

A exposição “Peciar Apresenta 30+3” é uma mostra praticamente inédita. “Peciar Apresenta 30” corresponde às obras doadas em 2001 que estavam guardadas e “+3” representa também uma doação de Peciar, já apresentadas ao público, mas que não poderiam ser deixadas de fora já que são respectivamente assinadas por Iberê Camargo, Francisco Stockinger e Vasco Prado. Historicamente, a mostra corre por quatro décadas: anos 60, 70, 80 e 90. Quem conferir a exposição, que tem vernissage às 11h do próximo sábado (19), apreciará técnicas que perpassam por xilogravura, serigrafia, litogravura, desenho e gravura em metal.

A história das 30 gravuras, sem precedentes em exposições, é longa. Elas estavam guardadas porque não havia estrutura como molduras, para torná-las públicas. E foi através de uma parceria entre Prefeitura Municipal, UFSM e grupo Arte Pública, que as peças, cujo valor é inestimável, surgiram do breu. Esta é a terceira exposição onde Peciar é figura vital. As duas primeiras ocorreram na Sala Iberê Camargo, onde correspondia a esculturas de alunos e amigos do artista e outra com pinturas e esculturas de autoria do próprio Peciar.

Os santa-marienses terão até o dia 16 de abril para apreciar “Peciar Apresenta 30 + 3”. O MASM, localizado na Avenida Presidente Vargas, nº 1400, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Confira abaixo os nomes dos artistas plásticos que integram a exposição “Peciar Apresenta 30 + 3”.
 

Como o acervo saiu dos guardados

Através de um projeto compartilhado entre Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Município da Cultura (SMC), UFSM e grupo Arte Pública, a coleção doada por Silvestre Peciar teve vida. A SMC disponibilizou cerca de R$ 3 mil de recursos próprios para adquirir as molduras para o grupo Arte Pública, que desenvolveu o projeto, dar forma museológica as peças, que estavam guardadas a sete chaves em uma pasta. A UFSM trabalhou para criar os cartazes, catálogos e folders, além de arcar com estes custos. A exposição também faz parte da programação que homenageia os 50 anos da Universidade Federal de Santa Maria.



Confira abaixo os nomes dos artistas plásticos que integram a exposição “Peciar Apresenta 30 + 3”:

Antonio Llorens
Edda Ferreira
Vani Foletto
Elvo Benito Damo
Larry Hernandez
Luíz Diaz Correa
Regina Giacomini
Luis Canabarro
Javier Alonso
Claudio Carriconde
Cornelia Kundies
Pascual Grippoli
Miguel Ángel Pareja
Pedro Hiriat
Jorge Errandonea
Mario Zlotnicki
Héctor Laborde
Ricardo Mesa
Luís Edgar
Osvaldo Marcon
Francisco Lopez
Alfonso Benetti
Ramón Umpiérrez
Luis “Tola” Invernizzi
Carlos Seveso
Carlos Musso
Fernando Odriozola
Iberê Camargo
Francisco Stockinger
Vasco Prado

 

 

Texto: Maria Luiza Guerra

Foto: João Vilnei
 





Prefeitura Municipal de Santa Maria
Centro Administrativo, Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 7h30 às 13
Telefone: (55) 3921.7000 CEP: 97010-005

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial