Notícias
01/07/2025 01/07/2025 17h53m
Com participação de 100 pessoas, Feirão do Emprega Santa Maria reúne vagas para setores têxtil e metalmecânico

Iniciativa contou com 12 empresas, além de ofertar oportunidades de qualificação profissional
A Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico e Inovação, realizou, nesta terça-feira (1º), mais uma edição do Feirão do Emprega Santa Maria. A ação, que ocorreu no Mercado da Vila Belga, ofertou mais de 80 vagas de trabalho disponibilizadas por 12 empresas dos setores metalmecânico e têxtil, e contou com a participação de cerca de 100 pessoas interessadas em ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. Algumas delas saíram do local já empregadas.
O secretário de Desenvolvimento Social, Juliano Soares, destacou a importância do feirão como porta de entrada para quem busca uma oportunidade de mudança de vida.
“Estamos mais uma vez promovendo a inclusão das pessoas no mercado de trabalho. É bem importante que a população participe, mesmo sem ter experiência na área desejada, porque aqui também contamos com o Sistema S para oferecer cursos gratuitos de qualificação. O Emprega é uma grande ação que oportuniza a melhora na vida das pessoas através do emprego”, afirmou.
A estrutura do feirão também ofereceu acesso a cursos de capacitação gratuitos via Sistema S (Senac, Senai, Sest Senat), além de serviços do Tudo Fácil, para a emissão de documentos, e da Sala do Empreendedor, voltada para quem deseja se tornar microempreendedor individual (MEI).
ARRANJOS PRODUTIVOS MUNICIPAIS
Por meio dos Arranjos Produtivos Municipais (APM), as secretarias envolvidas vêm desenvolvendo diagnósticos para mapear as principais necessidades de mão de obra dos setores econômicos locais. A partir da criação do APM Metalmecânico e do APM Têxtil, foram identificadas as áreas com maior demanda por profissionais, permitindo que o Município alinhe sua política de empregabilidade às reais demandas do mercado.
“Além de atuarmos na promoção de mais vagas no mercado de trabalho, sabemos que esta iniciativa vai ao encontro do que as empresas precisam, pois elas nos elencaram quais funções desejam preencher. Essa entrega dos arranjos produtivos garante integração entre poder público, empresas e sociedade, gerando mais oportunidade, emprego e renda para a população”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ronie Gabbi.
Novas edições do Feirão do Emprega Santa Maria seguem previstas no calendário do Município, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento social e econômico por meio da geração de trabalho e renda.
Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Guilherme Brum (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria