Secretaria de Município da Saúde
03/09/2024 03/09/2024 10h37m
Prefeitura investe R$ 1,37 milhão em saúde mental com o primeiro Residencial Terapêutico do Município

Buscando facilitar a reintegração social, espaço entregue nesta segunda-feira (2) oferece um ambiente seguro e estruturado para pessoas que estão sem nenhum tipo de vínculo social e familiar
A Prefeitura Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na tarde desta segunda-feira (2) a entrega do primeiro Serviço Residencial Terapêutico (SRT) do Município, na Avenida Hélvio Basso. Os SRTs são espaços fundamentais para uma abordagem mais humana e eficaz no tratamento de pessoas que se mantiveram por muito tempo em internações psiquiátricas. A abertura do serviço é uma conquista significativa que passa a fazer parte dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial do Município.
“Demonstramos claramente como queremos governar, que é cuidando das pessoas. Fizemos assim quando trouxemos a Central de Regulação do Samu aqui para Santa Maria. Com as quase 300 famílias que, por meio do Aluguel Social, já estão morando em uma casa fora de áreas de risco. Com este Serviço Residencial Terapêutico vamos cuidar de quem mais precisa, com um tratamento digno e humanizado”, pontuou o prefeito Jorge Pozzobom no ato.
Este é o primeiro SRT público de Santa Maria e é do tipo 1, uma modalidade de moradia voltada para pessoas em processo de desinstitucionalização – saindo de longos períodos de internação ou cuidados intensivos – e que necessitam de um ambiente seguro para recomeçar suas vidas. O serviço visa a construção de autonomia dos(as) residentes para que estes possam retomar a vida cotidiana e se reinserir na sociedade. O espaço tem capacidade para atender oito mulheres. As primeiras residentes chegam a partir de quinta-feira (5).
“Esse momento para nós é muito importante e marcante. Vamos começar aqui algo que tem sido muito demandado e que é uma nova etapa no cuidado com a saúde mental no Município. Este serviço surge para atender pessoas que infelizmente estão à margem e que perderam os vínculos familiares, cabendo ao Poder Público acolhê-las da melhor forma possível” afirmou a secretária de Saúde, Ana Paula Seerig, na solenidade de entrega.
INVESTIMENTOS
A casa é alugada pelo Município e os móveis foram comprados a partir da emenda parlamentar do deputado federal Afonso Motta. O imóvel possui a estrutura típica de uma grande residência e conta com quartos, cozinha, sala de atividades, sala de atendimento, horta comunitária e pátio. O investimento anual do Município para a operacionalização do serviço e aluguel do imóvel é de cerca de R$ 1,38 milhões oriundo de recursos próprios da Secretaria de Saúde. A iniciativa implica em economia de recursos, visto que irá reduzir a necessidade de compra de vagas em SRTs privadas, muitas vezes fora de Santa Maria.
“Viemos nos últimos anos em um grande esforço coletivo para fazer com que este momento se tornasse realidade. Parabenizo a equipe da Secretaria de Saúde pelo empenho e agradeço a confiança que a Sefas deposita neste projeto. São pessoas que não têm ninguém, e que precisam de um cuidado especial. Sem dúvidas, este SRT fará toda diferença na vida das residentes”, disse o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez.
O serviço atenderá em tempo integral e contará, inicialmente, com uma equipe composta por uma enfermeira diretora, quatro técnicos em enfermagem, um cuidador, um serviços gerais e um cozinheiro. A equipe será ampliada conforme a chegada de mais residentes.
“Parabenizo os envolvidos por esta importante conquista que terá alto impacto na vida das residentes. Complementando a construção coletiva que celebramos aqui, me comprometo em, no próximo ano, destinar uma emenda impositiva para ser implementada aqui neste ambiente”, ressaltou o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Badke.
CONVÊNIO
Por meio de convênio firmado com o Executivo, o SRT será administrado pela Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas) – mantenedora de outras instituições no Município, como o Hospital Casa de Saúde e a Unidade Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas. O encaminhamento é feito através de avaliação técnica.
“Quando abraçamos a proposta do residencial, nossa maior motivação foi o impacto que ele teria na sociedade. Nossa missão na Sefas é acolher pessoas em suas vulnerabilidades. Queremos que as mulheres que venham para cá sintam que estão em casa, um lugar onde possam ser elas mesmas”, afirmou a Irmã Liliane Pereira, presidente da Sefas, durante a cerimônia de entrega.
Também estiveram presentes na ocasião a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Cláudia Melo; o superintendente de Atenção Básica, Marlon Marinho; o superintendente de Vigilância em Saúde, Alexandre Streb; a superintendente de Atenção Especializada, Juliana Pruni; a superintendente administrativa da Secretaria de Saúde, Marcileni Basso da Silveira; a juíza do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Stefânia Frighetto Schneider; a defensora pública Ana Carina Teixeira Dal Ponte; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria do Carmo Quagliato; servidores do Município e representantes da Sefas.
Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria