Secretaria de Município da Saúde
12/07/2024 12/07/2024 10h48m
Prefeitura de Santa Maria promove campanha Julho Amarelo para conscientização sobre hepatites virais

Ação gratuita e para toda a população ocorre dia 25 de julho, na Praça Saldanha Marinho
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica a campanha “Julho Amarelo”, um período dedicado à conscientização sobre as hepatites virais, que ainda representam um grande desafio para a saúde pública. Para isso, diversas iniciativas estão programadas durante este mês. No dia 25 de julho, a ação ocorre na Praça Saldanha Marinho, com o evento “Ubuntu da Saúde”, das 10h30min às 14h.
A iniciativa oferecerá testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de autotestes de HIV, orientações sobre profilaxias de HIV, preservativos, gel lubrificante, informações e rastreamento para tuberculose, vacinação contra influenza e apresentações culturais. Para realizar os exames, não é necessário agendamento prévio ou documentação específica.
A ação é coordenada pela Política HIV/AIDS/ISTs, Hepatites Virais e a Unidade Móvel da Secretaria de Saúde de Santa Maria. Segundo a coordenadora da política HIV/AIDS, ISTs e Hepatites Virais de Santa Maria, Márcia Rodrigues, o objetivo principal da ação é conscientizar a população sobre a importância de realizar a testagem a cada 6 meses, ou, pelo menos, anualmente.
No dia 25 de julho, além do Julho Amarelo, celebra-se o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, estabelecido pela lei 12.987. A data é significativa para as mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais, que se reúnem para refletir e fortalecer suas organizações, honrando Tereza de Benguela, um símbolo de resistência contra a escravidão.
A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO CONTRA AS HEPATITES
Diante das recentes inundações e enchentes no Rio Grande do Sul, é importante destacar que água e alimentos contaminados podem transmitir a Hepatite A, que se propaga principalmente pelo contato oral com fezes, consumo de água e alimentos contaminados, e via sexual oral-anal. O diagnóstico é feito por exame de sangue e não existe tratamento específico. Medidas preventivas eficazes incluem a higiene adequada das mãos e dos alimentos, além do uso de preservativos.
Existem vários tipos de hepatites, como A, B, C, D e E. No Brasil, as hepatites B e C são as mais prevalentes. Em Santa Maria, todas as Unidades de Saúde oferecem testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, com resultados disponíveis em 15 minutos. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), conhecido como “Casa 13 de Maio”, também oferece tratamento e acompanhamento. O CTA está localizado na Rua Silva Jardim, 1.280.
A Hepatite C é primariamente transmitida pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de agulhas e seringas, falha na esterilização de equipamentos cortantes e, menos frequentemente, por relações sexuais desprotegidas e de mãe para filho. A transmissão pode ocorrer durante a higienização de áreas afetadas por alagamentos. A Hepatite C tem cura e seu tratamento está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
PROGRAMAÇÃO JULHO AMARELO
Dia 24 de julho
- Capacitação dos agentes comunitários de saúde em medidas preventivas contra as ISTs, no auditório Cacism
Dia 25 de julho
- Evento “Ubuntu da Saúde”, na Praça Saldanha Marinho (Bairro Centro), das 10h30min às 14h, oferecendo testes rápidos para ISTs, distribuição de autotestes de HIV, orientações sobre profilaxias de HIV, preservativos, gel lubrificante, informações e rastreamento para tuberculose, vacinação contra influenza e apresentações culturais
Texto: Tatiane Paumam (estagiária do curso de Jornalismo da UFSM)
Foto: João Alves (Mtb: 17.922) / Arquivo
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria