Inicial > Saúde > Notícias > Prefeitura oferece atendimento de reiki aos...

Secretaria de Município da Saúde

25/03/2024 25/03/2024 16h59m

Prefeitura oferece atendimento de reiki aos santa-marienses na UBS Waldir Aita Mozzaquatro


A terapia complementar integrativa é realizada por uma enfermeira todas as quartas-feiras a partir das 13h

De forma gratuita, os santa-marienses podem usufruir de consultas de reiki na Unidade Básica de Saúde (UBS) Waldir Aita Mozzaquatro, localizada na Vila Schirmer, no Bairro Presidente João Goulart. A prática, considerada uma terapia complementar integrativa, é realizada pela enfermeira responsável pela Unidade, todas as quartas-feiras, a partir das 13h, de forma individual. Não há restrição de idade, porém crianças devem estar acompanhadas por um familiar.

Conforme explica a enfermeira responsável pelas sessões e pela UBS, Fátima Vargas, o reiki consiste em uma técnica de transferência de “energia vital’’ para o paciente, por meio do posicionamento das mãos da profissional da saúde, próximas as áreas específicas do corpo de quem está recebendo o atendimento, que se posiciona deitado em uma maca. Para criar um ambiente confortável à sessão, a enfermeira diminui as luzes da sala e liga uma música relaxante.

Fática destaca que a prática não faz parte de qualquer tipo de religião. Ela foi criada no Japão e significa o encontro da energia vital do universo com a energia que mantém o corpo físico de cada pessoa, colocando o paciente em sintonia com seu próprio ser (físico, espiritual, mental e emocional). Consequentemente, o reiki tende a acalmar as emoções, reorganizar as energias do corpo físico e etéreo, melhorar a qualidade do sono e aliviar as dores do corpo e da ansiedade.

Quem confirma os benefícios da prática é Enilda Terezinha Nunes, aposentada de 69 anos e paciente da terapia de reiki há três sessões. 

“Eu não sei se o reiki é espiritual, mas pra mim faz bem. Venho aqui na UBS Waldir Mozzaquatro e relaxo. Aos poucos estou me sentindo 100% melhor, mas é algo gradual’’, relata Enilda, que procurou o procedimento por questões psicológicas, após sofrer duas perdas próximas em sua família.

Contudo, a enfermeira afirma que o reiki não exclui atendimentos psicológicos ou médicos. Por isso, antes de cada sessão, ela conversa com o paciente para compreender por qual motivo procurou essa terapia e quais seus objetivos com ela. Assim, por meio do diálogo inicial, é possível que seja realizado o encaminhamento para outros atendimentos caso necessário, como uma consulta médica, por exemplo.

“A terapia reiki não é cura, ela faz parte do processo, e é integrativa com os demais cuidados de saúde que o paciente possa precisar’’, reforça Fátima Vargas.

Como agendar uma sessão?
É necessário realizar agendamento prévio para as consultas, pois há apenas cinco horários por semana (na tarde de quarta-feira) disponíveis às sessões, que duram em média 20 minutos. Também existe a possibilidade de agendar uma consulta coletiva, mas é preciso verificar a disponibilidade.

Há duas formas de agendar: presencialmente, na UBS Waldir Aita Mozzaquatro, Rua Félix Manarin, S/N, Bairro Presidente João Goulart, ou pelo telefone (55) 3174-1590.

Texto: Laurent Keller (estagiária de jornalismo da UFSM)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086) 
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial