Secretaria de Município da Saúde
26/10/2023 27/10/2023 15h39m
Evento alusivo ao Dia Mundial da Pessoa Idosa e do Diabetes movimentou mais de 30 grupos de idosos na Gare

Iniciativa teve como propósito conscientizar a comunidade sobre a importância da valorização das pessoas idosas e reforçar a necessidade de cuidado, atenção e promoção do envelhecimento saudável
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (26), na Gare da Viação Férrea, o evento “Movimente-se! Por um envelhecimento saudável e para prevenir o diabetes e outras doenças crônicas”. A ação movimentou cerca de 400 pessoas e mais de 30 grupos de idosos de Santa Maria, desde as 8h30min, com serviços de saúde e práticas integrativas e complementares, como reiki e auriculoterapia, bem como atividades físicas, apresentações musicais e palestras de educação em saúde.
Em relação aos serviços de saúde oferecidos, os participantes contaram com avaliação do índice de massa corporal; testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C; e avaliação multidimensional das pessoas idosas. Foram mais de 830 procedimentos realizados, e o número surpreendeu os organizadores da ação. É o que conta a enfermeira e psicóloga Maria Evanir, responsável pela Política das Doenças Crônicas do Município e integrante da comissão organizadora:
“O evento foi um sucesso e o número de procedimentos superou nossas expectativas. Tivemos a participação de mais de 30 grupos de idosos da comunidade e das nossas unidades de saúde. Em torno de 400 pessoas participaram da caminhada, e muitos outros aproveitaram a programação durante a tarde”, conta.
Quem participou do evento também pôde realizar atividades físicas com a caminhada da Maturidade Ativa do Sesc e integrantes dos Grupos de Saúde das Unidades da Atenção Primária em Saúde. Profissionais de saúde da Atenção Primária, da Atenção Especializada e do Ambulatório do Idoso e das Doenças Crônicas do Hospital Regional repassaram orientações e esclareceram dúvidas de como envelhecer de forma saudável, prevenir doenças como diabetes e outras doenças crônicas e explicar suas possíveis complicações.
A ação foi uma parceria do setor de Políticas de Doenças Crônicas Não Transmissíveis; da Política de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa e da Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Conselho Municipal do Idoso (Comid).
PROCEDIMENTOS
• 344 testes rápidos de ISTs
• Mais de 300 práticas integrativas complementares;
• 44 Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa;
• 27 marcadores de consumo alimentar;
• 25 avaliações antropométricas;
• + de 100 orientações nutricionais realizadas com nutricionistas
Texto: Lenon de Paula
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria