Inicial > Notícias > Com apoio da Prefeitura, Município sedia...

Notícias

26/04/2024 26/04/2024 23h18m

Com apoio da Prefeitura, Município sedia 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde


Com participação da Prefeitura, encontro segue neste sábado (27), no Itaimbé Palace Hotel

A etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES) teve início na noite desta sexta-feira (26), no Itaimbé Palace Hotel, em Santa Maria. Coordenada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), a conferência tem foco em discutir políticas para valorizar os trabalhadores da saúde, ampliar o acesso da população aos serviços e garantir a integralidade do cuidado. A comissão organizadora é composta pelo CMS, Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, Universidade Franciscana (UFN), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Hospital Regional de Santa Maria. O evento tem continuidade neste sábado (27), das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, no mesmo local.

O prefeito Jorge Pozzobom integrou a mesa de abertura e reforçou a garra que os servidores municipais já demonstraram ao enfrentar diferentes crises na saúde

“Nos últimos anos já passamos pelo surto de toxoplasmose, infecção intestinal, covid-19 e duas vezes a dengue. Um trabalho incessante para cuidar das pessoas, o que é um dos lemas da nossa gestão. São muitas as coisas boas que os nossos servidores fazem e para colaborar para um serviço bem executado, estamos entregando diversas unidades de saúde para um trabalho em condições dignas para eles, mas também dignidade ao usuário”, frisou Pozzobom.

Sob o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”, a conferência aborda três eixos de discussão. Entre outras questões, eles refletem a consolidação do SUS e a promoção da equidade; a promoção da segurança dos trabalhadores da saúde; e a educação para o desenvolvimento do trabalho na saúde.

“Hoje é um dia muito feliz porque estamos progredindo na gestão de trabalho. Temos satisfação da nossa relação com o controle social, um contato constante e sensível ao propor projetos ou adequá-los se necessário. São poucos os Municípios que têm uma organização como a nossa” comentou a secretária de Saúde interina, Ana Paula Seerig.

Anteriormente foram realizadas três pré-conferências, na UFN, UFSM e Hospital Regional. Elas tiveram o objetivo de instrumentalizar, motivar e mobilizar a população para as discussões e debates da Conferência. Outra razão foi poder identificar as principais questões relacionadas à gestão do trabalho e da educação na saúde nas regiões e propor sugestões.

Findada a etapa municipal, Santa Maria se soma às demais cidades do Rio Grande do Sul para a etapa Estadual entre os dias 24 e 26 de junho, em Porto Alegre. Posteriormente, a etapa nacional ocorre em Brasília, de 10 a 14 de dezembro.

Também fez parte da mesa de abertura o coordenador da conferência, Matheus Hampel; a conselheira nacional de saúde, Sueli Goi Barrios; a presidente do CMS, Maria do Carmo Qualiato; a professora da UFN Juliana Colomé; o professor da UFSM Rodrigo Silveira; o deputado estadual Valdeci Oliveira; e o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, vereador Manoel Badke.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Marcelo Oliveira (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial