Inicial > Notícias > Representantes da Prefeitura e empresa Hopeful...

Notícias

18/09/2023 19/09/2023 15h20m

Representantes da Prefeitura e empresa Hopeful assinam contrato para Programa Santa Maria Resiliente


Startup irá prestar serviços de cursos de treinamento e atualização do Plano de Contingência do Município

Para antecipar situações em caso de ocorrência de catástrofes, saber como mobilizar a população e órgãos que atuam em casos de desastres naturais, a Prefeitura de Santa Maria deu um importante passo na tarde desta segunda-feira (18). Representantes da Prefeitura e da empresa Hopeful assinaram o contrato para o Programa Santa Maria Resiliente. O ato ocorreu no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

O chefe de Gabinete, Alexandre Lima, representou o prefeito Jorge Pozzobom e destacou mais este importante avanço para Santa Maria.

“Atualizar o Plano de Contingência é antecipar ou até evitar problemas que possam acontecer, como presenciamos no início do mês, na Região do Vale do Taquari, e outras tantas situações já vivenciadas no Estado, no país e no mundo. Queremos trabalhar com a prevenção e o alerta à população no que diz respeito aos desastres ambientais. Esses cursos e o Plano de Contingência atualizado serão ferramentas que vão nos ajudar a mitigar impactos e a preservação da vida, principalmente”, contextualizou Lima.

A Hopeful está instalada no Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), conhecido como Tecnopuc, que fica em Porto Alegre. O diretor executivo (CEO) da empresa Hopeful e especialista em Educação e Desastres, Abner Willian Quintino de Freitas, participou da assinatura e destacou a iniciativa da Prefeitura em se prevenir através do Programa.

“Em nome da empresa, estamos convictos de tornar Santa Maria exemplo para outras cidades, tendo a capacidade de suportar e não sucumbir em situação de desastre. Nosso empenho será de ajudar e contribuir na construção de uma resposta imediata. Antecipar é se adiantar através de um conjunto de ações que tem a finalidade de minimizar desastres pela avaliação e redução das ameaças e impactos”, pontuou Abner.

O Programa Santa Maria Resiliente compreende dos seguintes serviços e descrição: Plano de Contingência (elaboração ou atualização, baseado em três oficinas entre órgãos); Simulados Progressivos (quatro simulados, sendo dois de mesas – por meio de recursos como mapas de áreas de risco, por exemplo, e dois de áreas de risco). E dos três pilares: Protocolo de Comunicação (elaboração e validação, baseado em duas oficinas e micro simulado); Voluntariado em desastres (elaboração de protocolos, baseado em duas oficinas com órgãos e instituições); e Educação Comunitária e Plataforma Online (elaboração de curso e material para palestras nas escolas de Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio).

O investimento no contrato é de R$ 21.300,00, com recursos próprios do Gabinete do Prefeito, sob inexigibilidade de licitação. O início do curso se dá a partir do mês de setembro deste ano e terá vigência de três meses.

Além da atualização do Plano de Contingência ser uma das medidas prioritárias para Santa Maria, a Defesa Civil do Município está tomando algumas medidas para estar preparada e poder atender a população em caso de desastres que sobrevenham atingir a cidade. Medidas já tomadas como a aquisição de: 3 mil telhas de fibrocimento de 4 milímetros cada; 6 mil telhas de fibrocimento de 6 milímetros; 40 rolos de lona 6x100 metros; 10 rolos de lona 4x100 metros; e a Defesa Civil itinerante em operação com uma van.

Acompanharam a assinatura do contrato o superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos, a assessora Adriana Cheiram, o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, o seu adjunto, Leonardo Kortz, e o assessor Rodrigo Capeletto.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial