Inicial > Notícias > Houer entrega diagnóstico das condições da...

Notícias

03/04/2023 04/04/2023 10h20m

Houer entrega diagnóstico das condições da iluminação pública de Santa Maria


Foto: Marcelo Oliveira (PMSM)

Material faz parte do cronograma para a Parceria Público-Privada entre Prefeitura e BRDE que vai realizar a troca de 27 mil pontos de luz por lâmpadas de LED 

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o consórcio Houer Consultoria e Viana Castro Advogados estiveram em Santa Maria nesta segunda-feira (3) para tratar da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública que vai substituir 27 mil pontos de luz por lâmpadas de LED. Foram realizadas duas reuniões no Itaimbé Palace Hotel com o grupo de trabalho da Prefeitura, sendo a primeira técnica e a segunda estratégica. O consórcio apresentou os diagnósticos da inspeção realizada no final de fevereiro, a qual avaliou as condições de 315 pontos viários.

O relatório elaborado pela Houer trouxe dados sobre a classificação das vias, os tipos de postes e posteação utilizados, distância entre postes, altura das luminárias, tecnologia utilizada etc. Foi constatado que 13% da iluminação pública local, considerando vias para veículos, pedestres e ciclovias, está de acordo com a ABNT NBR 5101, que estabelece os requisitos para iluminação de vias públicas. Conforme a empresa mineira, a adequação total às normas vai trazer maior qualidade da iluminação pública, atrelada à sensação de segurança.

“Apresentamos o diagnóstico de iluminação do Município e todo o potencial de melhoria. Ou seja, qual é a qualidade de iluminação que o Município vai ter depois de modernizado. Santa Maria está num cenário muito parecido com o brasileiro e a adequação vai trazer benefícios a toda a sociedade.Importante mostrar qual o status hoje e já vislumbrar o status futuro”, explicou o diretor executivo da Houer, Gustavo Palhares.

O diretor de planejamento do BRDE, Otomar Vivian, comentou o fato de os trabalhos estarem fluindo dentro do prazo, o que pode levar inclusive à antecipação de algumas etapas. Disse também que o ambiente encontrado em Santa Maria e a equipe técnica da Prefeitura foram fatores fundamentais para a continuidade do projeto:

“Nós, enquanto BRDE, estamos muito seguros desta parceria estabelecida que com certeza vai resultar num grande legado no futuro. A troca tecnológica será um grande marco para Santa Maria e quem frequenta o Município”.

A próxima etapa está prevista para maio, onde será apresentado o diagnóstico jurídico e quais os cenários que a Administração Pública pode escolher. 

BENEFÍCIOS DA ILUMINAÇÃO DE LED

Com a PPP, espera-se uma economia de cerca de R$ 53 milhões, caso o contrato dure 20 anos, nos cofres públicos. No mesmo período, seriam economizados mais de 118 milhões de KWh e 13, 8 mil toneladas de CO2 reduzidas.

“Como nos foi apresentado, são muitas as vantagens decorrentes dessa mudança. Falamos de atração de investimentos, geração de empregos, inovação, redução da criminalidade e a geração de receitas acessórias. Claro que a questão ambiental é muito importante e estamos ligados neste assunto e vamos causar uma redução efetiva na emissão de CO2”, disse o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

Pela Prefeitura participaram da reunião o prefeito Jorge Pozzobom; o vice-prefeito Rodrigo Decimo; chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; o chefe do Gabinete do Vice-Prefeito, Álvaro Lisboa; o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa; a secretária de Finanças, Michele Antonello; o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marco Mascarenhas; o secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Sanchotene; a secretária adjunta de Inovação e Tecnologia da Informação, Fernanda Ferreira dos Santos; a secretária adjunta de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, Jessica de Senne Schieffelbein; o procurador geral do Município, Guilherme Cortez; a controladora-geral do Município, Carolina Lisowski; a procuradora geral adjunta, Clarissa Duarte Pillar; a superintendente de Administração, Jose Aline Munhoz Walter; o engenheiro eletricista da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Douglas Johann; o superintendente de Operações da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jairo Rodrigues; e o superintendente da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Dutra.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Marcelo Oliveira (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial