Inicial > Notícias > Prefeitura promove a 5ª Parada de...

Notícias

23/08/2021

Prefeitura promove a 5ª Parada de Formação da Rede Municipal de Ensino de 2021 nesta quarta-feira


Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura

Edição é voltada para professores, merendeiros, auxiliares de serviços gerais, agentes administrativos e estagiários

Com o objetivo de aperfeiçoar os processos técnicos e qualificar os profissionais da Rede Municipal de Ensino (RME), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Smed), promove nesta quarta-feira (25) a 5ª edição das “Paradas de Formação da RME”. Devido à pandemia de coronavírus, o evento será todo virtual para garantir a segurança sanitária dos participantes, das 8h às 18h.

A edição é voltada para professores, merendeiros, auxiliares de serviços gerais, agentes administrativos e estagiários. A 5ª Parada vai seguir os moldes da edição anterior e oferecer dois itinerários aos participantes. O Itinerário I, sobre a formação profissional, por categoria e segmento funcional; e o Itinerário II, formado por diversos ateliês temáticos, de livre escolha para todos os servidores.

O itinerário I começa às 8h, com a live “Atenção plena no manejo da ansiedade", com psicóloga clínica Rogéria Lourenço dos Santos, e mediação das professoras Medianeira Garcia e Simone Freo de Souza, da Smed. O objetivo é refletir e apresentar a técnica da atenção plena para o manejo da ansiedade no espaço escolar. É necessário fazer inscrição prévia para esta atividade, que é aberta a todos os servidores da Educação Municipal.

A programação do itinerário I segue à tarde, com a palestra "Saúde e relações interpessoais no ambiente de trabalho", às 14h. A atividades é voltada para merendeiros, motoristas, auxiliares de serviços gerais, estagiários e agentes administrativos. Os palestrantes são o psicólogo Silvério Costella e o enfermeiro Jean de Fraga Savegnago. A mediação é da Superintendente de Gestão de Pessoas Smed, professora Sandra Righi, e da agente do setor de Gestão de Pessoas da Smed Caroline Aquino.

Já às 15h30min ocorre a palestra "Rotinas administrativas, práticas e registros: Atestados Médicos e outras demandas - Como qualificar processos relativos à vida funcional dos servidores da educação + Atestados médicos e outras demandas". A atividade terá mediação das agentes do setor de Gestão de Pessoas da Smed Deise Vila Meus Larrea e Caroline Aquino.

A 5ª Parada de Formação da RME encerra-se às 18h com a roda de conversa "50 anos do 20 de Novembro: Poeta Oliveira Silveira e seu uso nas escolas", com as professoras doutoras Sátira Pereira Machado, Maria Rita Py Dutra e Maria Beatriz Pontes.

Já o itinerário II inclui diversas temáticas e ocorre ao longo do dia. Cada ateliê conta com poucas vagas, e os profissionais da Rede Municipal de Ensino devem fazer inscrição prévia, diretamente com a equipe diretiva de cada escola. Apesar dessa programação paralela, a Secretaria de Educação solicita que os profissionais priorizem as atividades do itinerário I, pois os mesmos ateliês serão ofertados nas próximas edições das Paradas de Formação da RME, porém, as capacitações profissionais, não.

As “Paradas” ocorrem ao longo do ano e consistem no fato de que todos os professores e servidores da Rede Municipal de Ensino “parem as aulas por um dia” e voltem suas atividades para a formação profissional e humana. O objetivo é aprimorar os processos técnicos e qualificar capacidades em vários aspectos da atuação profissional. 

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial