Inicial > Notícias > Conferência Municipal de Assistência Social ocorre...

Notícias

29/07/2021 29/07/2021 16h50m

Conferência Municipal de Assistência Social ocorre em 5 e 6 de agosto para profissionais e usuários


Arte: Gibran Carrazzoni e Eduardo Sendtko/Prefeitura

Palestras e discussões de eixos temáticos são organizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social

Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com Financiamento Público para Enfrentar as Desigualdades e Garantir Proteção Social”, a Conferência Municipal de Assistência Social chega à 14ª edição em 5 e 6 de agosto. Devido à pandemia de coronavírus, o evento será todo online. As atividades são promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e pelo Conselho Municipal de Assistência Social. 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail conferencia.cmas.sm@gmail.com até ao meio-dia de 4 de agosto. A Conferência é direcionada para profissionais, acadêmicos e usuários atendidos Sistema Único da Assistência Social (SUAS), mas o público em geral também está convidado a participar do evento. Os inscritos receberão os links das palestras por e-mail.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Daniele Lang, as conferências de assistência social são espaços de participação, com o objetivo de avaliar o Sistema Único da Assistência Social. O evento também busca propor diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS, por meio de deliberações coletivas, considerando ofertas e garantias de direitos. 

“São importantes espaços de controle social e de fortalecimento da cidadania. As Conferências ocorrem a cada dois anos e esta edição, devido à pandemia, mudamos a configuração e será toda online. Esse evento é importante porque conseguimos constatar quais são as deliberações para Santa Maria, para levarmos essas demandas à Conferência Estadual de Assistência Social. É um trabalho que funciona como elos e que fortalece as ações do Município”, destaca Daniele.

Na Conferência Municipal, também ocorre a escolha dos delegados que vão representar Santa Maria na edição estadual do evento, prevista para os dias 25, 26 e 27 de outubro.

A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Faculdade Palotina (Fapas).

14ª Conferência Municipal de Assistência Social – Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com Financiamento Público para Enfrentar as Desigualdades e Garantir Proteção Social
- Dias: 5 e 6 de agosto
- Inscrições: gratuitas e pelo e-mail conferencia.cmas.sm@gmail.com, até ao meio-dia de 4 de agosto

PROGRAMAÇÃO:
5 de agosto
MANHÃ
- 8h30min:
mesa de abertura
- 9h: leitura e aprovação do regimento interno
- 9h30min: palestra com a assistente social Leila Aparecida Cunha Thomassim, que representa o Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS do Rio Grande do Sul (FETSUAS/RS)
- 10h30min: intervalo
- 10h45min: palestra com a professora de Filosofia Iara Terezinha Rodrigues de Almeida, representante de Secretaria Estadual de Educação (Seduc) no Conselho Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Sul (CEAS)

TARDE
- 14h: grupo de trabalho - discussão dos eixos temáticos
- 15h30min: intervalo
- 15h45: grupo de trabalho - discussão dos eixos temáticos

6 de agosto
- 8h30min:
plenária final com as deliberações dos grupos de trabalho e posterior escolha dos delegados para participar da Conferência Estadual de Assistência Social 
- Em seguida: encerramento

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Arte: Gibran Carrazzoni e Eduardo Sendtko/Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial