Inicial > Notícias > Prefeitura de Santa Maria entrega 200...

Notícias

03/07/2020

Prefeitura de Santa Maria entrega 200 litros de álcool 70% para instituições de cuidado aos idosos


Doação foi feita pelo Programa Municipal de Educação Fiscal em parceria com a Receita Federal e com uma cachaçaria da Quarta Colônia

Mais uma entrega de álcool 70% foi realizada pela Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), para ajudar no combate à disseminação do coronavírus na cidade. Na manhã desta sexta-feira (3), 202 litros de álcool 70% foram distribuídos entre as entidades beneficentes de Santa Maria que cuidam de idosos e pessoas do grupo de risco. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, a Receita Federal e o Observatório Social de Santa Maria, juntamente com José Francisco Tronco, proprietário da Cachaçaria Gentil, localizada no distrito de Vale Vêneto, em São João do Polêsine, na região da Quarta Colônia. A cachaçaria fez todo o processo de destilação das bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal.

A entrega começou no Lar das Vovozinhas, onde foram deixados 112 litros. A equipe do PMEF foi recebida pela administradora da instituição, Verônica  de David Antônio, e pela moradora Geneci Marques, mantendo-se todos os cuidados necessários de proteção à saúde durante a entrega. O Lar abriga atualmente 150 idosas. A demanda para a limpeza do local, que já era grande, aumentou ainda mais após a pandemia de Covid-19. A casa, que usava aproximadamente 8 litros de álcool por dia, teve a demanda aumentada para quase 30 litros diários na higienização das quatro alas do prédio.

Já no Lar Vila Itagiba, durante a entrega, a equipe foi recebida pela relações públicas da instituição, Karoline Arend, pelo morador João Jerônimo, mais conhecido como Seu Jejê, e pela Irmã Anja Carvalho. Lá, foram entregues 30 litros de álcool 70%. A visita foi durante um momento especial, no qual os moradores estavam prontos para um passeio pela cidade (também com todos os cuidados necessários e sem sair do veículo), com direito a lanches e bebidas.

Para concluir a entrega, a instituição visitada foi o Abrigo José Oscar Pithan, onde a equipe foi recebida pelo presidente Adalberto Siqueira. Para higienização da casa, são gastos aproximadamente 8 litros de álcool por semana. Foram entregues 55 litros de álcool 70% nos recipientes cedidos pelo abrigo.

Além dos 202 litros distribuídos para as instituições, outros 200 litros foram destinados à Prefeitura de Santa Maria, para uso interno das secretarias.

Mesmo com o fim da entrega da declaração do Imposto de Renda (IR), os três lares de idosos reforçaram a importância da destinação de parte do imposto devido no decorrer do ano de 2020, que ainda pode ser feita pelo site do Imposto Solidário. A captação de recursos é de extrema importância para manter as condições de saúde e bem-estar dos idosos, por isso, é feito o reforço nessas campanhas.

Como participar:

Para quem destinar?
- Fundo Municipal do Idoso (FUMID);
- Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Maria/RS (FMDCA).

Quem pode destinar?

- Pessoas físicas: que declaram o Imposto de Renda (IR) por deduções legais (modelo completo);
- Pessoas jurídicas: que declaram o Imposto de Renda (IR) pelo lucro real.

 

Quanto é possível destinar?
- Pessoas físicas: até 6% do imposto devido;
- Pessoas jurídicas: até 1% do imposto devido.

Até quando destinar?

 - 27 de Dezembro de 2020

 

PARA SABER MAIS:

CONSELHOS MUNICIPAIS

– Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA)

– Conselho Municipal do Idoso (COMID)

Endereço: Rua dos Andradas, nº 1465; Centro, CEP: 97010-032

Telefone: (55) 3222-7971.

Horário de atendimento ao público: segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h 30min, e sexta-feira, das 8h às 11h30min

 

Texto: Valdemar Neto, estagiário de Jornalismo, UFSM

Imagens: Valdemar Neto, estagiário de Jornalismo, UFSM

Coordenação: Rosaura Vargas, auditora fiscal

Superintendência de Comunicação

Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial