Inicial > Notícias > Prefeitura realiza 5º Seminário Regional de...

Notícias

15/03/2019 15/03/2019 11h24m

Prefeitura realiza 5º Seminário Regional de Educação Fiscal no auditório da Fadisma


Evento debateu práticas e ações que disseminam o tema da Educação Fiscal e a importância social dos tributos

 

Com o objetivo de implementar a formação de professores e alunos capacitados para desenvolverem temas ligados à Educação Fiscal, a Prefeitura de Santa Maria realizou, na noite desta quinta-feira (14), o 5º Seminário Regional de Educação Fiscal – Conectando Saberes. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma) e foi conduzido pela equipe do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF).

A coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, deu as boas-vindas aos participantes do seminário e apresentou algumas ações realizadas nas instituições de ensino em Santa Maria para disseminar as práticas da Educação Fiscal. Na avaliação da coordenadora, as atividades da noite deram a largada para outros três eventos integrantes do 5º Seminário Regional de Educação Fiscal, que ocorrerão nos meses de março e abril, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Universidade Franciscana (UFN) e na Câmara Municipal de Vereadores.

“Foi muito bom ver o auditório da Fadisma lotado na noite desta quinta-feira. A adesão dos estudantes e dos professores da instituição foi motivadora, assim como a presença dos professores de Santa Maria e de municípios da região. São momentos como esse que nos impulsionam a continuar e nos fortalecem para os eventos que virão”, afirmou a coordenadora do PMEF.

Os presentes ainda assistiram a uma palestra sobre a função social do tributo, ministrada pelo auditor fiscal da Receita Federal do Brasil em Porto Alegre, Dão Real Pereira dos Santos. O evento também contou com uma apresentação cultural realizada por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Carlos, localizada no Bairro Urlândia. O grupo apresentou a coreografia “Não se deixe enganar”, coordenada pela professora Lecimara Scherer Vieira. A atração foi destaque durante o 12º Festival Cid Legal, Canta e Dança, realizado em novembro. Ao final da apresentação, alunos e professores da EMEF São Carlos receberam prêmios destinados pela Receita Federal do Brasil.

A professora Medianeira Garcia, representou a Secretaria de Município de Educação e afirmou ter gostado muito do evento, por proporcionar um ambiente favorável à reflexão sobre cidadania em diferentes níveis - Ensino Fundamental, EJA e Ensino Superior - definindo que o trabalho realizado com os estudantes está no caminho certo. 

Além da coordenadora e da equipe do PMEF, o Poder Executivo esteve representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, durante o 5º Seminário Regional de Educação Fiscal. Ainda estiveram presentes o delegado da Receita Federal Araquem Ferreira Brum e a delegada da Receita Estadual Ivanice Zanini.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial