Inicial > Notícias > Terceira noite da Calourada Segura é...

Notícias

14/03/2019 14/03/2019 14h21m

Terceira noite da Calourada Segura é marcada pelo grande público e pela segurança na Praça Saturnino


Foto: João Alves/Prefeitura

Mais de 7,5 mil pessoas participaram da recepção dos bixos

 

A terceira noite da Calourada Segura 2019 foi de intenso movimento na Praça Saturnino de Brito e, mais do que isso, foi a noite de maior público até o momento. Cerca de 7,5 mil pessoas participaram da festa de recepção aos universitários e, novamente, tudo ocorreu como o previsto pela Prefeitura de Santa Maria e pelos órgãos de segurança. A tranquilidade foi, mais uma vez, a principal marca da terceira noite da Calourada.

A festa teve início por volta das 19h de quarta-feira (13) e seguiu até o início da madrugada de quinta-feira (14). Para a recepção dos bixos, a Prefeitura disponibiliza – até sexta-feira (15) – uma grande estrutura, com banheiros químicos, contêineres de lixo, limpeza, reforço na iluminação, serviço de ambulância, conselheiros tutelares, além de bloqueio e orientação de trânsito.

O reforço na segurança também vale ser registrado, já que Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil destacaram seus efetivos e estavam de prontidão na praça, fazendo rondas, além de contarem com reforço no equipamento: a Plataforma de Observação Estendida (POE), disponibilizada pela Brigada Militar.

Em uma ação pontual, iniciada após conferência nas câmeras de videomonitoramento, a Guarda Municipal abordou um homem que portava drogas (nove papelotes de cocaína e um de maconha). Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), autuado em flagrante por tráfico de drogas e recolhido à Penitenciária Estadual de Santa Maria. A Brigada Militar também fez dois Termos Circunstanciados por posse de entorpecentes, sendo abordadas e identificadas 26 pessoas.

BALANÇO DA TERCEIRA NOITE DA CALOURADA SEGURA

Serviço de Saúde: Foram registrados quatro atendimentos na ambulância que estava na Praça Saturnino de Brito. Todos relacionados ao consumo excessivo de bebida alcoólica. Dois deles foram resolvidos na própria ambulância, e outros dois precisaram ser encaminhados ao Pronto-Atendimento Municipal do Bairro Patronato.

Superintendência de Fiscalização: Fiscais estavam no espaço, onde verificaram os alvarás e o cumprimento do horário de funcionamento dos estabelecimentos, sendo fechado um bar na Rua Venâncio Aires por descumprimento de horário.

Limpeza: A limpeza geral da Praça Saturnino de Brito começou por volta das 5h e foi concluída às 6h.

Trânsito: A Secretaria de Mobilidade Urbana registrou 52 autuações, sendo as principais: uma autuação por recusar a fazer o teste do etilômetro, tendo o veículo removido; dirigir na contramão em via de sentido único; criança transportada sem segurança; e avançar o sinal vermelho.  As ruas no entorno da Praça Saturnino de Brito começaram a ser fechadas por volta das 19h, e o trânsito foi liberado às 2h35min.

 

BLOQUEIOS
Motoristas precisam ficar atentos às alterações de trânsito, já que, nesta quinta-feira (14), haverá a quarta noite de festa. Confira, abaixo, como fica o trânsito a partir das 19h.

Doutor Bozano: quem trafega pela Rua Doutor Bozano deverá, obrigatoriamente, fazer a conversão à direita, no cruzamento com a Rua Serafim Valandro.

Serafim Valandro: quem trafega pela Rua Serafim Valandro deverá seguir em frente e não poderá fazer a conversão à esquerda na Rua Doutor Bozano (exceto moradores da quadra).

Rua Venâncio Aires: quem trafega pela Venâncio Aires não poderá fazer a conversão à direita na Rua Duque de Caxias.

Duque de Caxias: quem trafega pela Rua Duque de Caxias deverá, obrigatoriamente, fazer a conversão à esquerda na Rua Venâncio Aires.

Rua Coronel Niederauer: quem trafega pela Coronel Niederauer deverá obrigatoriamente fazer a conversão à direita na Rua Duque de Caxias.

A Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana orienta os motoristas que evitem a região da Praça Saturnino de Brito e só transitem nas ruas adjacentes em caso de extrema necessidade.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial