Inicial > Notícias > Guarda Municipal recebe capacitação em ação...

Notícias

11/10/2018

Guarda Municipal recebe capacitação em ação conjunta com a Secretária do Meio Ambiente


Guardas municipais do Município participaram, nesta quinta-feira, de encontro para capacitação de fiscalização de áreas ambientais

O objetivo foi qualificar a Guarda Municipal para tratar de questões relacionadas a crimes e atos infracionais ligados ao Meio Ambiente

 

A Prefeitura de Santa Maria promoveu, nesta quinta-feira (11), uma capacitação aos guardas municipais da cidade. A ação foi coordenada pela Guarda Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo foi qualificar a Guarda Municipal para tratar de questões relacionadas a crimes e atos infracionais ligados ao Meio Ambiente.

Quinze Guardas Municipais participaram do preparo para atuar no campo ambiental, aprendendo, por exemplo, a diferenciação de atos infracionais e crime ambiental, entre outras leis que regem o Município e estão diretamente ligados ao Meio Ambiente. A explanação sobre os assuntos foi coordenada pelo secretário adjunto do Meio Ambiente, Guilherme Rocha, e pelo superintendente de Licenciamento de Controle Ambiental e Animal, Gerson Vargas Peixoto, além de dois Guarda-Parques da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado.

O apoio da Guarda Municipal é fundamental para dar uma maior atenção às demandas relacionadas ao Meio Ambiente, no que diz respeito a crimes e infrações neste meio. O secretário adjunto, Guilherme Rocha, ressaltou a importância da preservação do Parque Natural Municipal dos Morros e das zonas de Amortecimento e como essa capacitação pode ajudar na preservação.

“A integração da Guarda Municipal com a Secretaria do Meio Ambiente é um passo importante para a preservação de áreas ambientais de Santa Maria. Os guardas já trabalham em prol da comunidade combatendo crimes, e tê-los ao nosso lado nos ajudará a preservar uma área que é extensa e que é caminho para muitos crimes no Município”, comenta Guilherme.

Durante todo o dia foram apresentados conteúdos que ajudaram os guardas a compreenderem a realidade das áreas a serem fiscalizadas, encerrando a tarde com visita de reconhecimento do Parque Natural Municipal dos Morros. A atividade final contou com a presença do Secretário Chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, que enfatizou a importância da preservação do Parque.

“É importante preservar o meio ambiente para o futuro, temos aqui um lugar lindo e de grande potencial para a cidade. Nossa missão é plantar a semente da preservação e do cuidado deste espaço que é nosso, do cidadão de Santa Maria”, relatou Cortez.

 

Texto: Acadêmica de Jornalismo Natalie Aires
Edição: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Foto: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial