Inicial > Notícias > Biblioteca Pública Municipal ganha exposição de...

Notícias

08/10/2018 08/10/2018 22h22m

Biblioteca Pública Municipal ganha exposição de arte em homenagem aos 80 anos de existência


Exposição em homenagem aos 80 anos da Biblioteca Pública pode ser visitada até 31 de outubro (Foto: João Alves)

Vinte e um artistas visuais doaram obras para compor a mostra, que pode ser visitada até o final de outubro
 

 
Em comemoração aos 80 anos de fundação da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, a Prefeitura de Santa Maria promove a uma exposição reunindo 21 artistas visuais para homenagear a instituição, mantida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O vernissage da “Exposição Comemorativa 80 Anos – Biblioteca Pública Henrique Bastide” foi realizado na noite desta segunda-feira (08), no Museu de Arte de Santa Maria (MASM). A atividade integra a programação do mês de aniversário da biblioteca, comemorado em 12 de outubro.  

Durante a solenidade de abertura da mostra, composta por obras em diferentes linguagens, temáticas e técnicas, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, destacou o papel fundamental dos equipamentos culturais para a sociedade.

"Acredito que poucas cidades vizinhas têm uma biblioteca pública com oito décadas de história. E a gente deve sempre lembrar que as pesssoas passam, mas os equipamentos, os livros e as obras permanecem. Por isso é nosso dever preservar e manter para as futuras gerações", afirmou Marta Zanella.

A secretária adjunta de Cultura, Márcia Teston, reafirmou a importância do lugar para a comunidade de Santa Maria.

"Temos um acervo rico e vasto, à disposição dos visitantes. A biblioteca concentra o melhor que temos na Literatura, inclusive autores locais. Esses 80 anos de existência são resultado de pessoas abnegadas que sonharam e trabalharam muito para que a biblioteca pública existisse", concluiu Márcia Teston.

Entre as pessoas que construíram a trajetória da Henrique Bastide, uma delas foi homenageada durante a cerimônia: a servidora e ex-diretora Rosângela Recchia foi destacada pelos anos de atuação e trabalho à frente da biblioteca pública. 

LEILÃO DE OBRAS DOADAS GERA RENDA PARA MELHORIAS NA BIBLIOTECA PÚBLICA
Além do vernissage, a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Henrique Bastide e Associação dos Amigos do Museu de Arte de Santa Maria também realizaram um leilão das peças que compõem a mostra. As 21 peças foram doadas pelos artistas participantes, especialmente para a exposição. E muitas delas foram arrematadas durante o vernissage, com lances iniciais entre R$ 150 e R$ 500. O valor arrecadado com o leilão será revertido para a própria biblioteca, para a revitalização do espaço, aquisição de mobiliário e outras ações. 

A visitação da “Exposição Comemorativa 80 Anos – Biblioteca Pública Henrique Bastide” pode ser feita até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, com entrada franca, no MASM (Avenida Presidente Vargas, nº 1.400 – Centro Integrado de Cultura Evandro Behr – Bairro Fátima). A mostra é promovida pela Prefeitura, pela Associação dos Amigos do Museu de Arte de Santa Maria (Amasm) e pela Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Henrique Bastide. 
 
 
 
Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial