Inicial > Notícias > Em comemoração ao mês da Cultura,...

Notícias

10/08/2018 10/08/2018 21h13m

Em comemoração ao mês da Cultura, Prefeitura promove segunda edição do evento “Uma Noite no Arquivo”


Solenidade ocorreu na noite desta sexta-feira (Foto: João Alves)

Atividade contou com lançamento do Guia do Arquivo Histórico, posse da nova Diretoria da AMARQHIST e entrega oficial do Acervo do Jornal A Razão

A noite desta sexta-feira (10) marcou o início das atividades alusivas ao Mês da Cultura no Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria. Promovido pela Prefeitura de Santa Maria, o evento “Uma Noite no Arquivo” chegou a sua segunda edição, e reuniu autoridades da cidade ligadas ao segmento cultural. O evento é realizado para proporcionar a aproximação do Arquivo com a comunidade.

A atividade integra o Mês da Cultura e do Esporte do Município, que se estende até o dia 31 de agosto. Três ações especiais marcaram o evento na noite desta sexta-feira: o lançamento da segunda edição do Guia do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria; a posse da nova Diretoria e do Conselho Fiscal da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AMARQHIST) e a entrega oficial do Acervo do Jornal A Razão ao Arquivo Histórico Municipal.

“É uma satisfação muito grande estarmos aqui, nesse espaço, que tem uma importância fundamental para o nosso Município. Sabemos que a equipe que mantém o Arquivo Histórico é enxuta, mas é uma equipe guerreira e trabalhadora, que conserva esse espaço, que tem a história da nossa cidade e que a disponibiliza a toda a comunidade", destacou o prefeito Jorge Pozzobom.

A segunda edição do Guia do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria é resultado de uma parceria entre o curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Arquivo Histórico. A primeira versão do guia institucional foi lançada há quase 20 anos e, agora, o material foi revisado, atualizado e ampliado. São autores do guia as professoras Rosani da Silva e Glaucia Konrad e os arquivistas Raone Somavilla e Cassio Dornelles.

A noite desta sexta-feira também marcou a posse da nova diretoria da AMARQHIST. A associação completou, na data, oito anos, desenvolvendo um trabalho de preservação do patrimônio documental do Arquivo Histórico. Dos membros empossados, apenas uma não estava na gestão anterior. A equipe permanecerá na diretoria durante o biênio 2018/2020.

O evento ainda celebrou o recebimento, pelo Arquivo Histórico, do acervo do Jornal A Razão. A compilação reúne 583 encadernações com jornais impressos, 64 caixas-arquivo de fotografias e 46.426 arquivos digitais. Um termo de doação do acervo foi assinado pelo representante da família, Alexandre De Grandi; pelo prefeito Jorge Pozzobom; pela secretária de Cultura, Esporte e Lazer do Município, Marta Zanella, e a adjunta da pasta, Marcia Teston; e pela diretora do Arquivo Histórico, Daniéle Calil.

“Essa é uma noite para sentirmos. Esse é um dos equipamentos mais importantes da nossa cidade, porque aqui está toda a história de Santa Maria. É um espaço de memória do nosso Município, o qual temos trabalhado intensamente para manter", destacou a secretária de Cultura, Esporte e Lazer do município, Marta Zanella.

“Hoje o sentimento é de gratidão. Gratidão por estarmos recebendo três grandes presentes: a entrega do arquivo do jornal a razão, que conta a história da cidade; o lançamento de mais uma edição do nosso guia institucional; e a posse de mais uma gestão de verdadeiros amigos do Arquivo, que nos apoiam e nos ajudam em todas as nossas atividades”, ressaltou Daniéle.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial