Inicial > Notícias > Escolas da Rede Municipal recebem palestra...

Notícias

09/07/2018

Escolas da Rede Municipal recebem palestra de orientação sobre a Toxoplasmose


Alunos do 5º ao 9º ano ouviram as orientações da equipe de Saúde do Município (Foto: Deise Fachin)

EMEF Júlio do Canto foi a primeira instituição onde foram feitos os esclarecimentos. Intenção é trabalhar a prevenção com os alunos

A partir desta segunda-feira (09), as escolas que integram a Rede Municipal de Ensino receberão palestras de orientação referentes à Toxoplasmose. A ação é promovida pela Procuradoria Geral do Município (PGM) e pelas secretarias de Saúde e de Educação. Um cronograma de visitas às instituições foi preparado pelas pastas, a fim de promover esclarecimentos aos alunos e professores.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Júlio do Canto, no Bairro Camobi, foi a primeira instituição a receber a equipe responsável pela palestra. Alunos do 5º ao 9º ano da escola acompanharam a palestra, realizada no pátio da escola. Na oportunidade, foram abordadas questões referentes às formas de contaminação, os sintomas, a importância do cuidado com as gestantes e a necessidade de serem adotadas as medidas básicas de prevenção.

“Nosso objetivo com essas palestras é trabalhar a prevenção com as crianças, para que elas adotem as medidas de prevenção e, também, para que elas repassem essas orientações em casa. O cuidado é primordial para evitarmos novos casos”, destacou a superintendente administrativo-financeira da Secretaria de Educação, Viviane Londero.

A palestra é conduzida por três residentes da Universidade Franciscana (UFN), que integram o grupo de investigação do surto de Toxoplasmose na Superintendência da Vigilância em Saúde do Município.

“Queremos é esclarecer as dúvidas dos estudantes e dos professores. Nosso foco na palestra é a transmissão e a prevenção, para que eles conheçam a doença e evitem a contaminação. Além disso, também abordamos os sintomas, pois como eles sem confundem com os da gripe, é importante esse esclarecimento”, destacou Gabriela Leal Neves, uma das residentes que realiza a palestra.

Além de ouvirem as informações sobre a doença, os estudantes também receberam materiais informativos que detalham os sintomas e as formas de prevenção. Conforme Viviane, todos os alunos da Rede Municipal de Ensino receberão os materiais.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial