Inicial > Notícias > Prefeitura e Ala 4 renovam convênio...

Notícias

21/05/2018 21/05/2018 16h05m

Prefeitura e Ala 4 renovam convênio que estimula a prática esportiva e o exercício da cidadania


Prefeitura e Ala 4 renovam convênio que estimula a prática esportiva e o exercício da cidadania

Programa Forças no Esporte atende cem crianças de baixa renda matriculadas em escolas da Rede Municipal de Ensino

 

Com a proposta de trabalhar valores para o exercício da cidadania e contribuir com a inclusão social de crianças e adolescentes por meio de atividades esportivas, a Prefeitura de Santa Maria formalizou a renovação do convênio com a Ala 4 (antiga Base Aérea) para a manutenção do Programa Forças no Esporte (PROFESP). A assinatura do documento ocorreu na manhã desta segunda-feira (21) entre o prefeito Jorge Pozzobom e o comandante da Ala 4, Coronel Elison Montagner. O ato contou com as presenças do vice-prefeito Sergio Cechin, da secretária de Educação, Lúcia Madruga, do superintendente de Esporte e Lazer, Givago Ribeiro, e do 1º Tenente Ítalo Ribeiro, que há quatro anos coordena o projeto na base militar da Aeronáutica em Santa Maria.

O projeto atende cem crianças, entre 10 e 14 anos, matriculadas na Rede Municipal de Ensino e cujas famílias residam em regiões de vulnerabilidade social ou sejam beneficiárias de algum programa social. As atividades esportivas e formativas são oferecidas pela Ala 4, assim como uniforme, almoço e lanche. Em contrapartida, a Prefeitura disponibiliza o translado dos alunos até a unidade militar, em Camobi. Este ano, participam estudantes matriculados nas escolas municipais de Ensino Fundamental Julio do Canto e Diácono João Luiz Pozzobon, ambas localizadas na Região Leste.

“Nós temos grande carinho pela Ala 4 devido aos eventos que promove, como a Expoaer, mas também pelo papel fundamental que estes militares exercem em prol da população de Santa Maria, como exemplo, todo o envolvimento durante o episódio da Boate Kiss, quando muitas vidas foram salvas graças ao socorro e ao suporte oferecido por estes homens e mulheres. E agora, com o PROFESP, muitas outras vidas poderão ser salvas da drogadição e da criminalidade através do esporte e da disciplina”, afirmou o chefe do Executivo.

Para o comandante da Ala 4, Coronel Elison Montagner, a Força Aérea está fazendo seu papel como instituição comprometida com a nação.

“Este é um momento muito importante para a Ala 4, pois estamos cumprindo o papel social que é inerente às instituições militares, pois as crianças são o futuro do país e os resultados conquistados com esse programa são espetaculares”, disse Montagner.

Givago Ribeiro ressaltou que Santa Maria tem o segundo maior contingente militar do país, por isso, o PROFESP encontra cenário favorável para ter êxito no Município.

“Para nós é um motivo de muito orgulho ter o esporte inserido nas unidades militares e atendendo ao público das nossas escolas municipais. Com o programa, temos a possibilidade de utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social”, concluiu o superintendente de Esporte e Lazer.

 

ATIVIDADES ESPORTIVAS E ACOMPANHAMENTO COM PROFISSIONAIS
No PROFESP, estudantes matriculados em escolas municipais participam de atividades esportivas, realizadas duas vezes por semana. Em Santa Maria, além da Ala 4, o 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB), também participa do projeto, desenvolvido com recursos oriundos do Ministério do Esporte.

Os estudantes praticam esportes coletivos como Futsal, Futebol, Voleibol e Basquete, além de modalidades individuais, entre elas Tênis, Orientação e Atletismo. No caso da Ala 4, a permanência dos jovens no programa ainda possibilita o acesso à rotina de uma organização militar e a participação de aulas de reforço nas disciplinas de Matemática, Física e Língua Portuguesa, Teoria da Ordem Unida, Civismo, Hinos e Canções, além de terem passeios culturais realizados periodicamente. De acordo com o coordenador do PROFESP na Ala 4, Ítalo Ribeiro, a Prefeitura é parceira do programa desde 2013 e, este ano, as crianças terão uma nova atividade.

“Estamos promovendo um coral formado pelos estudantes, para ser mais uma atividade dentro do que já oferecemos aqui, com a possibilidade também de aprender a tocar um instrumento e até realizar apresentações fora daqui, para a comunidade. Para nós é muito importante este apoio e parceria dada pela Prefeitura e esta é a primeira vez que um prefeito vem até aqui para conhecer o PROFEST e para assinar o convênio conosco”, explicou Ítalo Ribeiro.

Na Ala 4, os participantes também são atendidos por pedagogos e psicólogos, todos oficiais da Aeronáutica. Paralelamente, assistentes sociais da corporação desenvolvem atividades com as famílias, na tentativa de traçar um perfil de cada uma e, na medida do possível, auxiliar nas demandas das comunidades onde as escolas estão inseridas.

Após a assinatura do convênio, o prefeito, o vice-prefeito e a secretária de Educação visitaram as crianças no refeitório, onde se preparavam para iniciar as atividades esportivas do dia.

Kauan Lamachi, morador da Vila Maringá, e Ivan Pedro Tasch, morador do Loteamento Dom Ivo Lorscheiter, ambos com 13 anos e matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental na Diácono João Luiz Pozzobon, estavam felizes por participarem do PROFESP. Kauan está começando o segundo ano no projeto e Ivan está estreando.

“Eu penso em ser atleta e quero ser jogador de futebol”, afirmou Kauan. Para Ivan, a possibilidade de praticar esporte, participar de passeios e fazer “coisas legais” é o maior estímulo para frequentar o PROFESP.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial