Inicial > Notícias > Prefeitura promove reunião de trabalho com...

Notícias

10/05/2018

Prefeitura promove reunião de trabalho com setores alimentícios para tratar do surto de Toxoplasmose


Encontro lotou o auditório do Centro Administrativo Municipal (Fotos: Deise Fachin)

Poder Executivo destinou R$ 100 mil para o Programa Municipal de Desenvolvimento Rural na intenção de incentivar os pequenos produtores a outras atividades rurais rentáveis

 

Proprietários de mercados, feirantes, participantes de projetos sociais que trabalham com alimentos, produtores rurais, empreendedores da área gastronômica e demais pessoas que atuam no setor de alimentação de Santa Maria participaram, na manhã desta quinta-feira (10), de um encontro para esclarecer sobre o surto de Toxoplasmose na cidade. A reunião de trabalho, promovida pela Prefeitura, teve a intenção de informar o segmento sobre como ocorre a contaminação, as maneiras de se prevenir e os cuidados necessários, bem como as consequências da Toxoplasmose às pessoas, especialmente as que se encontram nos grupos de riscos, como as gestantes.

No encontro, o Poder Executivo anunciou a destinação de R$ 100 mil para o Programa Municipal de Desenvolvimento Rural. Como a fiscalização está intensificada para combater a Toxoplasmose, a Administração fortaleceu ainda mais os programas oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e colocou-os à disposição dos agricultores. O objetivo é oferecer aos pequenos agricultores outras atividades produtivas, evitando as vendas de produtos não inspecionados e de origem desconhecida.

“Buscamos dar subsídios aos pequenos produtores e oferecer alternativas de produções para que eles mantenham a renda”, disse o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto.

O prefeito Jorge Pozzobom, o vice-prefeito Sergio Cechin, a secretária de Saúde, Liliane Mello Duarte, bem como a equipe da Vigilância em Saúde, também participaram do encontro. Conforme o chefe do Executivo, o surto de Toxoplasmose no Município segue preocupante, mas as medidas de combate estão sendo tomadas pelo Município.

“É responsabilidade de todos nós trabalharmos unidos para encontrar a fonte e combater a doença. Enquanto isso, todas as medidas de prevenção seguem valendo”, disse o prefeito Pozzobom.

CUIDADOS E FISCALIZAÇÃO

Durante a reunião, a infectologista do Município Paula Martinez, e a professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fernanda Vogel, expuseram as preocupações envolvendo os grupos prioritários, as formas de transmissão da doença, os cuidados necessários e as maneiras de se prevenir a Toxoplasmose.

Já o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, e a promotora de Justiça Jocelaine Dutra Pains, também falaram sobre as fiscalizações e o empenho das instituições em vistoriar os ambientes de produção de alimentos, com o objetivo de inspecionar as condições sanitárias e garantir que os produtos cheguem ao consumidor com qualidade.

“É de extrema importância a fiscalização ser intensa nos locais em que há produção de alimentos, justamente para evitar as contaminações. O cuidado e a responsabilidade devem ser de todos”, finalizou a promotora.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial