Inicial > Notícias > Centenas de profissionais participam dos últimos...

Notícias

13/11/2017 13/11/2017 16h49m

Centenas de profissionais participam dos últimos dias do II Encontro de aprendizagem colaborativa


Prefeito Jorge Pozzobom e secretária de Educação, Lúcia Madruga, ressaltaram o empenho da Prefeitura para a realização da formação (Foto: Deise Fachin)

Palestras ocorrem nesta terça-feira e quarta-feira e são dedicadas a professores e profissionais da Saúde

 

“Drogas de Promiscuidade: sexo, HIV e rock'n roll”. Com essa palestra, o médico português, Rui Soares, do projeto Infection Control Awareness Through Education (ICATE), abriu, nesta segunda-feira (13), o penúltimo dia do II Encontro Nacional de Treinamento e Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa. Até esta terça-feira (14), centenas de profissionais ligados à Educação e à Saúde estão no Clube Dores aperfeiçoando seus conhecimentos.

Na abertura da oficina, a secretária de Educação, Lúcia Madruga, lembrou que, após sete dias do início do encontro, as escolas e as Unidades de Saúde que participaram das formações já podem se considerar em um contexto de colaboração, pois, a partir da capacitação, criaram-se comunidade bem-sucedidas de aprendizagem. Já o prefeito Jorge Pozzobom destacou o empenho da Prefeitura em oportunizar aos servidores esses dias de amplo conhecimento, na qual experts, quando os assuntos são doenças infecciosas, estão em Santa Maria para transmitir os últimos estudos nas áreas.

“Parabéns às equipes da Educação e da Saúde que oportunizaram esse momento de integração e conhecimento. É isso que nosso Governo propõe, cuidar de quem cuida, oferecer aos profissionais formações que possam ser repassadas em suas áreas”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

“Construímos este encontro de treinamento e formação porque houve várias pessoas dispostas a fazer com que ele fosse concretizado. Só temos a agradecer”, completou a secretária Lúcia Madruga.

Conforme o médico Rui Soares, do ICATE – projeto ligado ao programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco) –, falar abertamente sobre os riscos, diagnósticos e outras abordagens sobre doenças infecciosas é o melhor passo para preveni-las. Assim, ao longo da manhã, o palestrante falou aos demais profissionais a relação das drogas e do sexo desprotegido, que acaba se tornando uma porta de entrada para as doenças graves, contagiosas e crônicas, como o HIV.

“Estimular a discussão, falar abertamente e buscar conhecimento são as melhores formas de prevenir as doenças infecciosas”, garantiu o português.

 

Texto: Mauricio Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial