Inicial > Notícias > Cerca de 300 profissionais participam do...

Notícias

06/11/2017

Cerca de 300 profissionais participam do primeiro dia de formação de projeto ligado à PEA-Unesco


Encontro do Infection Control Awareness Through Education foi organizado pelas secretarias de Educação e de Saúde (Fotos: João Alves)

II Encontro Nacional de Treinamento e Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa tratará, em um intercâmbio entre Brasil e Portugal, de doenças como HIV, tuberculose, Zika vírus e chikungunya

 

Nos próximos oito dias, profissionais portugueses e brasileiros de diferentes áreas estarão discutindo intensamente os problemas, as soluções e os encaminhamentos que estão sendo estudados sobre o HIV, tuberculose, Zika vírus e chikungunya. Essas e outras doenças infecciosas são os principais assuntos do II Encontro Nacional de Treinamento e Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa, que iniciou nesta segunda-feira (06) e vai até o dia 14 de novembro. O evento, de repercussão internacional, é do Infection Control Awareness Through Education (ICATE) – projeto ligado ao Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco) – e foi organizado pelas secretarias de Educação e de Saúde.

Na solenidade de abertura, na tarde desta segunda-feira, cerca 300 professores e profissionais da Saúde lotaram o auditório do Clube Recreativo Dores, onde a formação foi ministrada neste primeiro dia. Os assuntos versaram sobre comunicação na ciência, microbioma, novas substâncias psicoativas e outros temas voltados à aprendizagem colaborativa.

O prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sergio Cechin ressaltaram a importância do projeto e os resultados buscados no II Encontro. Ambos lembraram que a prevenção e a às doenças infecciosas e as orientações precisam ser debatidas e compartilhadas entre os educadores.

“Agradecemos aos profissionais que vieram de Portugal para trocar os conhecimentos conosco. Vocês são hospedes oficiais e especiais do Município. Esperamos que levem o nome de Santa Maria para o seu país”, ressaltou o chefe do Executivo.

A gestora do ICATE, Sônia Ferreira, salientou que iniciativas como a de Santa Maria, em organizar e preparar o encontro, provam o interesse da Prefeitura em buscar qualificar e aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais.

“O movimento que Santa Maria fez para sediar o encontro foi incrível. Em nome de todos, garanto que daremos o nosso melhor”, acrescentou Sônia.

CERTIFICAÇÃO DAS ESCOLAS PELA PEA-UNESCO

As secretárias de Educação e de Saúde, Lúcia Madruga e Liliane Melo Duarte, respectivamente, aproveitaram a oportunidade para lembrar que Santa Maria conta com a única escola da Região Central certificada pela PEA-Unesco, que é a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Borges de Medeiros. Outras três escolas da cidade concorrem a certificação em 2018: José Paim de Oliveira e Perpétuo Socorro, da Rede Municipal; e a Santa Catarina, da associação Notre Dame.

De acordo com as secretárias, a parceria entre a Saúde e a Educação no Município é fundamental para ampliar os conhecimentos e, por isso, o Governo apostou na ampliação de programas, como o Saúde na Escola, na qual 49 instituições já aderiram – no início do ano apenas cinco escolas participavam.

“Nós buscamos, sempre, melhorar a qualidade de ensino, tanto na Educação quanto na Saúde. Oportunidades de ampliar o conhecimento é essencial e é com esta finalidade que estes experts europeus estão aqui”, ressaltou a secretária de Educação, Lúcia Madruga.

A certificação internacional emitida pela Unesco conferindo participação no PEA permite às instituições de ensino assinar protocolos de cooperação acadêmica e técnica para a formação de professores e alunos para atuação nas Comunidades de Aprendizagem Colaborativa (CAC) -  como a que está ocorrendo neste momento em Santa Maria. Ainda, as escolas públicas participantes do PEA-Unesco recebem apoio da Fundação Siemens para formação de alunos nos laboratórios de Ciências do Ensino Fundamental (2º a 5º ano).

O QUE É O ICATE

Programa educacional dirigido a crianças, jovens, professores e profissionais da Saúde que busca conseguir educação básica para todos; combater HIV/Aids, tuberculose, Zika, outras doenças infecciosas; criar plataformas de colaboração para o desenvolvimento. Também há objetivos voltados à sustentabilidade e desenvolvimento, tais como: assegurar uma vida saudável e bem-estar para todas as idades; assegurar uma qualidade de educação inclusiva e equitativa; e promover a aprendizagem ao longo da vida para todos.

 

Texto: Mauricio Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial