Educação Fiscal

21/11/2014 21/11/2014 13h20m

Educação Fiscal em Cena: 14 escolas de Santa Maria mostram talento, criatividade e originalidade


Escolas chegando ao Teatro

Durante dois dias, o Theatro Treze de Maio sediou a 6ª edição do Festival Educação Fiscal em Cena. Na quarta (19) e nesta quinta-feira (20).  O festival reuniu 238 estudantes artistas que se apresentaram com 15 peças  para um público 600 pessoas. No total foram 13 escolas municipais e uma estadual: EEEB Almiro Beltrame, Emef Aracy Barreto Sacchis, Emef Bernardino Fernandes, Emef Diácono João Luiz Pozzobon, Emef Duque De Caxias, Emef Euclides Da Cunha, Emef Hylda De Vasconcellos, Emef Junto Ao Caic Luizinho De Grandi, Emef Lívia Menna Barreto, Emef Miguel Beltrame, Emef Padre Nóbrega, Emef Pinheiro Machado, Emef Professora Francisca Weinmann e  Emei Ida Bertiotti que com muita criatividade, alegria e conhecimento demonstraram que se pode construir uma nova sociedade.

O objetivo do evento é promover a integração da arte e o exercício da cidadania, valorizando o teatro e os estudantes artistas de Santa Maria. O Festival é promovido pela prefeitura, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), vinculado às secretarias de Finanças e da Educação.

A mostra de teatro "Educação Fiscal em Cena" foi transmitida ao vivo, pela internet, no Canal 2, da Multiweb, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O Festival conta com o apoio da Secretaria de Município da Cultura, da Receita Federal do Brasil, do Programa Estadual de Educação Fiscal e Theatro Treze de Maio. A iniciativa também tem a parceria da Receita Estadual e Câmara Municipal de Vereadores. O Programa Municipal de Educação Fiscal é vinculado às secretarias de Educação e de Finanças.

Integraram a comissão avaliadora do Festival a professora Neuza Pereira, representando o MOBREC; a professora Magda Dias Alvarez, representando o SIMPROSM, a professora Damia Kopp, representando a Secretaria Municipal de Educação; Agente Fiscal do Estado, Ivanice Zanini Schultes, representando a Delegacia da Fazenda Estadual em Santa Maria; o auditor Carlos Luciano Sant’Anna, representando a Receita Federal do Brasil em Santa Maria, a professora Rosângela Rechia, representando a Secretaria Municipal de Cultura e o auditor externo Paulo Cezar Grimald – coordenador do Serviço Regional do TCE Santa Maria.  Estiveram presentes no evento Srª Terezinha Venturni – representando a Prefeitura Municipal de Santa Maria, a Srª Vera Antoniazzi, Delegada Adjunta da Receita Federal do Brasil e diretora do Museu Educativo Gama d'Eça / UFSM, Maria Izabel Mariano da Rocha Duarte.

 Para a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, é muito bom chegar ao final de mais um evento de Educação Fiscal com a sensação de estar colhendo os frutos das sementes semeadas em 2002. “É gratificante verificar que a cada ano mais escolas, mais estudantes, se agregam à missão da Educação Fiscal, ou seja, cada um fazendo a sua parte”, diz Rosaura. A coordenadora acrescenta que mais uma vez, professores e estudantes surpreenderam por sua criatividade, originalidade, conhecimento do tema e qualidade das apresentações.

Confira a opinião de quem acompanhou o “Educação Fiscal em Cena”

“O Teatro é uma modalidade artística que desenvolve a dicção, desinibição, desenvoltura, criatividade e expressão corporal e, no 6º Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena os alunos têm a oportunidade de apresentar os seus talentos e desenvolver a cidadania. Os alunos e professores deram um show de interpretação. Parabéns a todos!”, destaca a diretora da Biblioteca Pública Municipal, Rosângela Rechia, representando a Secretaria de Município da Cultura na comissão avaliadora do Festival.

“Parabéns aos organizadores do evento, estamos muito felizes de podermos nos apresentar no Theatro Treze de Maio, fato este que coroa os esforços dos alunos e da escola como um todo. Obrigada ao pessoal do Treze pela acolhida! Foi uma experiência inesquecível!”, disse a professora da Escola Municipal Aracy Barreto Sacchis, Michele Spall Figueira.

“Excelente oportunidade para as escolas interagirem e apresentarem seus trabalhos. Demonstra que a Educação Fiscal faz parte do currículo escolar”, constata o coordenador do Serviço Regional do Tribunal de Contas do Estado em Santa Maria, Paulo Cesar Grimaldi.

“Com certeza é muito importante representar e descobrir no espaço escolar talentos da comunidade, e ainda a conscientização da importância de exigir a nota fiscal e de sua função para a comunidade e toda a sociedade”, declara a representante do Mobrec, Neuza Pereira.

“Rosaura Vargas e equipe, parabenizo a todos pelo maravilhoso evento. Fiquei muito feliz em poder participar e me coloco à disposição para colaborar no que for preciso. A Educação Fiscal é um tema que precisa ser discutido com todos, é importante educar as crianças para se tornarem cidadãos conscientes. Muito obrigada pelo convite!”, diretora do Museu Educativo Gama d'Eça / UFSM, Maria Izabel Mariano da Rocha Duarte.

Texto: Jornalista Vera Jacques e a professora Helaine Simon
Com informações do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF)
Fotos: Lisiane Guterres, Disseminadora do PMEF e Fiscal Municipal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial