Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Prefeitura de Santa Maria é homenageada...

Educação Fiscal

12/11/2014 15/11/2014 11h50m

Prefeitura de Santa Maria é homenageada pelo sucesso do Programa Municipal de Educação Fiscal


O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do RS (Sindifisco-RS) e a Associação  dos Fiscais e Tributos Estaduais do Rio Grande do Sul (Afisvec) na noite de premiação do 13° Prêmio Gestor Público, nesta terça-feira (11), para lançar o livro “Boas Ideias Mudando Vidas”. O evento, que aconteceu noTeatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (ALRS), em Porto Alegre, é promovido desde 2002 pelos Auditores-Fiscais da Receita Estadual com o intuito de premiar os melhores projetos das administrações públicas do Estado. Na cerimônia estiveram presentes a secretária de Município de Educação, Silvana Guerino, e a coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, Rosaura Vargas que receberam o livro “Boas Ideias Mudando Vidas” .

O livro é uma homenagem aos 12 anos do Prêmio Gestor Público. A publicação apresenta 12 projetos vencedores do Prêmio, desde 2002, que continuam sendo executados atualmente e apresentaram evolução. São 228 páginas com histórias, relatos, fotografias e resultados alcançados através de iniciativas municipais. Entre elas a de Santa Maria com Programa Municipal de Educação Fiscal. Às paginas 133 à 149 são destinadas à história e  trajetória do Programa da Prefeitura Municipal de Santa Maria, desenvolvido pelas Secretaria de Educação e Finanças.  A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização do cidadão sobre os direitos e deveres relativos aos tributos e à aplicação correta dos recursos públicos.

O programa atende estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Estaduais e Particulares e também universitários.  Nas instituições acontecem palestras, gincanas, festivais de teatro e música, entre outras diversas atividades. O Festival Cid Legal, que já teve oito edições, é um exemplo que inclui música, dança e poesia e contribui para a interação e conscientização dos estudantes. No Festival os alunos criam coreografias, paródias e poesias de acordo com assuntos abordados com eles pelo Programa de Educação Fiscal. O Projeto também realiza debates, palestras e capacitações sobre o tema com os professores.

A secretária de Município da Educação, Silvana Guerino, diz estar muito feliz pelo reconhecimento e sucesso do Programa Municipal de Educação Fiscal. “É um trabalho que inclui equipes diretivas, professores, alunos, funcionários e colaboradores. O livro reúne ações inovadoras e formativas desenvolvidas pelos professores contribuindo para a formação cidadã dos estudantes da rede pública municipal.” ressalta Silvana.

A coordenadora do programa destaca a importância da parceria realizada com os  professores de Santa Maria que “com dedicação, empenho, protagonismo, criatividade, sensibilidade desenvolvem os temas relacionados ao Programa Municipal de Educação Fiscal dentro em sala de aula. Esse programa é construído pela participação de muitos agentes, nossos parceiros, professores, estudantes, servidores públicos e comunidade em geral.. Esse livro representa o reconhecimento pelo trabalho que está sendo realizado em conjunto” salienta Rosaura. Ela ainda parabeniza parabéns a todos que contribuem, por meio do Programa, à construir uma sociedade ética.

Texto: Acad. de Jorn. Franciele Varaschini

Revisão e edição: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)

Fotos: Imprensa Fisco-RS

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial