Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Arte e Educação Fiscal em Cena:...

Educação Fiscal

29/10/2013 08/11/2013 18h32m

Arte e Educação Fiscal em Cena: Estudantes de Santa Maria promovem o exercício a cidadania através do teatro


Na tarde desta segunda-feira (29), no Avenida Tênis Clube, aconteceu o 5º Festival Educação Fiscal em Cena, que são mostras de teatro apresentadas pelas escolas de Santa Maria. O festival destina-se a divulgar trabalhos de prática teatral sobre o tema educação fiscal, desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental e médio, de instituições que participam do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). A iniciativa tem a parceira da Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª Coordenadoria Regional de Educação e Câmara Municipal de Vereadores.

Ao todo foram oito escolas participantes, E.E Almiro Beltrame, EMEF Aracy Barreto Sacchis, EMEF CAIC Luizinho De Grandi, EMEF Hylda Vasconcellos, EMEF Lívia Menna Barreto, EMEF Pedro Kunz, EMEF Rejane Garcia Gervini e EMEF Vicente Farencena, que compareceram com apresentações que passaram ao público presente mensagens de direitos e deveres, de repúdio as corrupções, a má aplicação dos recursos públicos, a sonegação de impostos e, através da arte, chamaram a atenção das pessoas para a busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

Estiveram presentes no evento fazendo parte da comissão avaliadora a secretária de Educação Silvana Guerino, seceretária da Cultura Marília Chartune Teixeira, o delegado da Receita Federal do Brasil Alexandre Rampelotto, a diretora administrativa do Theatro 13 de Maio Ruth Sopher Péreyron, professor do curso de licenciatura em teatro da UFSM José Renato Noronha, Diretor da EMAET Iran Nunes, da 8ª CRE professor Luiz Tonetto.

A coordenadora do PMEF Rosaura Vargas agradeceu as escolas participantes e salientou que: “Acredito que é pelo engajamento de nossas escolas e professores que o Programa Municipal de Educação Fiscal se tornou referência em Educação Fiscal no Brasil.” Ratificando isso o delegado da Receita Federal do Brasil Alexandre Rampelotto disse: “É muito emocionante presenciar o envolvimento dos alunos e comprometimento dos professores para trabalhar de forma criativa, o tema Educação Fiscal através de peças teatrais. As apresentações do 5º Festival Educação Fiscal em Cena demonstraram a propriedade como o assunto é tratado nas escolas de Santa Maria”

A secretaria de Educação Silvana Guerino, falou sobre o evento: “Vivências e experiências diversificadas e significativas de aprendizagem. Destaca-se a qualidade das apresentações o envolvimento e seriedade dos professores e a alegria e desenvoltura dos alunos. Parabenizamos aos idealizadores e coordenadores do Programa de Educação Fiscal pela oportunidade de formação cidadã nossas crianças e jovens”


Destacou a Secretária Municipal de Cultura Marilia Chartune Teixeira que “Por si apenas a ação que representa o problema da corrupção já em muito a expor no que se refere a texto e ideias. As escolas estão de parabéns pela criatividade na escolha das histórias sobre a sonegação com a apresentação das situações. Alunos atores comprometidos com a arte de representar e a abordagem cultural para um assunto tão sério que se torna uma denúncia e instrui.” Também falou sobre o evento a diretora administrativa da Theatro 13 de Maio “Estão de parabéns, Santa Maria deve se orgulhar por ter este Programa de Educação Fiscal. A iniciativa de promover esta “arte-educação” nas escolas é de extrema importância, alertando às nossas crianças o real valor dos impostos; do dinheiro; da honestidade e da cidadania!”

Além dos alunos e professores, familiares dos estudantes-artistas fizeram parte da plateia, cabe salientar a presença dos alunos do 6º ano da EMEF Fontoura Ilha, que não se apresentou no evento, mas foi prestigiar o trabalho das outras escolas acompanhados pelo diretor da escola Claiton Bastianello e a professora Isabel Boeira.

"Primeiramente, agradecemos o convite para assistir os trabalhos desse ano. Achamos ótimas todas as apresentações, o que também motivou-nos a participar no próximo ano." Salientaram Bastianello e Boeira.

A próxima edição do Festival Cid Legal em Cena já está confirmada e acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro, no Theatro 13 de Maio, através da parceria entre a secretária da Cultura Marília Chartune Teixeira e da diretora administrativa do teatro Ruth Sopher Péreyron.

Sobre as apresentações

De bolsas benefícios a sonegação de impostos

A EMEF Lívia Menna Barreto trouxe para a platéia uma critica sobre o uso indevido das bolsas benefícios oferecidas pelo governo ponde algumas pessoas cadastradas não tem necessidade de recebê-las, ocasionando assim o mau uso do dinheiro público. A escola também apresentou outra peça falando sobre desvio e sonegação, impostos que geram a corrupção.

Consumo desenfreado

Comprar compulsivamente e não pedir nota fiscal foi o tema do teatro da EMEF Rejane Garcia Gervini, que conta a história de uma família que nunca pediu nota fiscal durante a compra e se vê em uma péssima situação quando todos seus eletrodomésticos estragam.


O alto custo dos impostos

A peça da EMEF Pedro Kunz destacou o excesso abusivo do valor dos impotos, tendo em vista que o retorno para a sociedade não é suficiente para as principais necessidades, que são: saneamento básico, saúde, educação, segurança, entre outros.

O valor da nota fiscal

A Escola Estadual Almiro Beltrame ensinou que pedir a nota fiscal a arrecadação tributária aumenta e tem mais dinheiro para escolas, hospitais, lazer e até para reajustes salariais.

Exercendo a cidadania

Quem não cumpre suas obrigações como cidadão, está impedindo que benefícios gerados pelos impostos pagos, retornem para todos e que as multas aplicadas podem ser maiores que os próprios lucros obtidos é a mensagem que o teatro da EMEF Junto ao Caic Luizinho De Grandi transmitiu para o público

Construção e preservação ambiental

A EMEF Hylda Vasconcelos trouxe como tema a educação fiscal é a construção da vida em sociedade, com o objetivo a construção e preservação ambiental., guardando uma relação direta com o cotidiano das pessoas.

Origem do dinheiro ao Orçamento

O teatro da EMEF Vicente Farencena é fruto do trabalho desenvolvido em sala de aula a abordando a origem do dinheiro, movimento bancário e o orçamento nas três estâncias de governo.


O tráfico sob diversos âmbitos

No teatro da EMEF Aracy Barreto Sachis foi tratado o tráfico de pessoas, animais, drogas, influência, órgãos e sangue humanos, obras de arte e patrimoniais.


Texto: Pâmela Batú, acad. da Unifra
Coordenação: Rosaura Vargas
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial