Educação Fiscal

06/12/2012 07/12/2012 07h41m

Noite de festa no encerramento do 6º Festival Cid Legal Canta e Dança


A 6ª edição do Festival Cid Legal Canta e Dança encerrou na noite de ontem (4) no auditório da Prefeitura Municipal de Santa Maria. O evento, que busca estimular o conhecimento sobre a arrecadação e a função social dos tributos, finalizou com as apresentações da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A festividade contou com a presença de Roberta da Silva e Marcos Feltrin – representando o Tribunal de Contas da União; José Ari Chaves – Caixa Econômica Federal; Ivanice Schultz – 8ª Delegacia da Receita Estadual, Luiz Tonetto- 8ª Coordenadoria de Educação; Tânia Bezerra – MOBREC; Matha Najar – Sinprosm; Claudia Ramos – Secretaria de Município da Educação, somando-se ao evento dos alunos, da direção e dos professores da rede municipal de ensino. Realizado pelo Programa Municipal de Educação Fiscal, uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação (Smed) e de Finanças (SMF), em toda a 6ª edição o festival reuniu 793 alunos artistas. Os representantes das 33 escolas participantes estiveram envolvidos em 92 apresentações.

A última apresentação do festival ficou por conta dos professores da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet) Hiran Nunes, Silvia Iensen e Lívio Jornada. A paródia da música “No coração do Rio Grande”, foi avaliada pelo representante da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), Luiz Carlos Tonetto, como um “encerramento com chave de ouro”.

O Cid Legal Canta e Dança teve a participação de alunos de Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA, além dos professores. As categorias de apresentação foram a dança, a paródia e a poesia.
O Festival é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e pela Sociedade Vicente Pallotti (responsáveis pelas camisetas dos participantes do Ensino Fundamental e bonés do Ensino Infantil) e tem o apoio da Receita Federal do Brasil (responsável pelas bolsas do EJA, doadas através do Ato de Destinação de Mercadoria – ADM – nº 880 de 08 de dezembro de 2011), a 8ª Delegacia da Fazenda Estadual, a 8ª Coordenadoria Regional de Educação, a Escola de Administração Fazendária (ESAF), o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

As escolas que participaram do encerramento das atividades do 6º Festival Cid Legal Canta e Dança, que se desenvolveu em suas cinco etapas, foram: EMEF junto ao CAIC Luizinho De Grandi, EMEF João da Maia Braga, EMEF Duque de Caxias, EMEF Lidovino Fanton, EMEF Rejane Garcia Gervini, EMEF Pinheiro Machado, e Escola Municipal De Artes Eduardo Trevisan.

Texto elaborado pelo acadêmico de jornalismo Guilherme Benaduce
Coordenadora: Rosaura Vargas

No coração do Rio Grande (paródia)

Professor: Hiran Nunes, Silvia Pereira Camargo, Silvia Iensen, Lívio Jornada

No coração do Rio Grande
Eu resolvi apostar
Cidadania e amor
Pro nosso chão prosperar
 

Uma cidade só melhora
Se houver cooperação
O povo fiscalizando

Do armazém ao mercadão
Lá eu vi uma garotinha
Reclamando no balcão
Vendedor a minha notinha,
Vendedor a minha notinhas
Seja um bom cidadão

Estribilho

Uma cidade bem cuidada
Lazer, saúde e educação
É qualidade de vida
Nos causa satisfação
Vi o peão e a chinoca
Com um sorriso fagueiro
O grito de quero-quero
Ecoou deu resultado
Valeu a luta guerreiro
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial