Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Escolas demonstram a cidadania através do...

Educação Fiscal

23/11/2012 23/11/2012 12h30m

Escolas demonstram a cidadania através do teatro no 4º Educação Fiscal em Cena


O Programa Municipal de Educação Fiscal (Pmef) realizou na tarde de ontem (22) a 4ª edição do festival "Educação Fiscal em Cena". O festival tem o objetivo de promover a integração da arte e o exercício da cidadania, valorizando o teatro e os estudantes artistas da Região Central do Estado do Rio Grande do Sul. As apresentações, que movimentaram cerca de 90 alunos de oito escolas, foram no Clube Caixeiral.

As professoras Elis Bernardes e Solange Saldanha Dalvite, da Escola Municipal Professor Bandeira Medina, avaliaram positivamente o evento. “Observando as apresentações das crianças, constatamos quão importante é um festival de teatro das Escolas Municipais de Santa Maria, mostrando o que foi realizado nas oficinas”, afirmaram.

A representante da Secretaria Municipal de Educação, Rosângela Vaz, concorda com as professoras sobre a importância desse trabalho. Ela contou que nesses momentos acredita, cada vez mais, que a educação é o caminho para o exercício efetivo da cidadania.

A Mostra de Teatro "Educação Fiscal em Cena" é uma iniciativa do Pmef, que é desenvolvido pelas Secretarias de Município da Educação (Smed) e de Finanças (SMF), com o apoio da Secretaria de Município da Cultura (SMC), da Receita Federal do Brasil e Programa Estadual de Educação Fiscal (PEF-RS) e Clube Caixeiral. Este ano participaram a Escola Estadual Almiro Beltrame, Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelmo Simas Genro, EMEF CAIC Luizinho De Grandi, EMEF Duque de Caxias, EMEF Diácono João L. Pozzobon, EMEF Pedro Kunz, EMEF Prof. Maria de L. B. Medina e EMEF Rejane Garcia Gervini.

Valores de uma geração para a outra
A EMEF junto ao CAIC Luizinho De Grandi apresenta “Ensinar valores aos nossos filhos”. A peça traz um diálogo entre mãe e filha, que assistem a uma apresentação na praça, sobre a arrecadação e utilização dos impostos nas áreas de saúde e cultura.

Criança na escola
O espetáculo “A importância da escola”, da EMEF Adelmo Simas Genro, promove a reflexão sobre a importância da escola na construção do caráter e personalidade dos estudantes. Mostra também que lugar de criança é na escola, e não trabalhando.

Fantoches sem nota fiscal
O teatro de fantoches “Pirata – Pirataria” da EMEF Rejane Garcia Gervini é sobre pirataria. Nesta comédia, os bonecos ilustram uma situação de venda sem nota fiscal.

A vida de uma formiga trabalhadora
A EMEF Pedro Kunz contará a história de uma formiga atrapalhada. “A formiguinha teimosa” trata de persistência e responsabilidade com o trabalho.

Duas em uma
Na peça “Da escola à sociedade”, da EMEF Duque de Caxias, os alunos contarão duas histórias. Na primeira, passada em uma sala de aula, a realidade é de descaso e desrespeito, até que uma nova professora se propõe a mudar essa situação. Na segunda, o pano de fundo é a exploração infantil e a venda de produtos sem nota fiscal, que mostram o desrespeito às leis trabalhistas e a sonegação de impostos.

Ainda serão apresentados os espetáculos “Paguei, quero nota” e “Eu quero nota já”, da EMEF Professora Bandeira Medina, “As duas panelas da Educação Fiscal”, da EE Coronel Pilar, “Descobrindo a Educação Fiscal”, da EMEF Diácono João Luiz Pozzobon.

Texto elaborado pelo acadêmico de jornalismo Guilherme Benaduce
Coordenadora: Rosaura Vargas
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial