Educação Fiscal
14/03/2025 20/03/2025 08h33m
Aula sobre Educação Fiscal e Cidadania é ministrada a alunos da EMEF Chácara das Flores

Ao longo da manhã, os estudantes viram diversos conceitos relacionados à temática
Cidadania e Educação Fiscal foram temas de conversa com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores, na última quarta-feira, 11. A ação, dirigida pela Coordenadora do Programa de Educação Fiscal Profª Cristina Bento com ajuda da Fiscal II, Adriane Rillo Dalfolo, buscou mostrar aos estudantes, do 5º anos, como a participação ativa e consciente dos cidadãos na sociedade contribui com a arrecadação e utilização dos recursos públicos. Ao relacionar Cidadania com Educação Fiscal, a atividade permitiu aos estudantes a compreensão acerca dos tributos - o que torna o cidadão mais consciente do seu papel como contribuinte e fiscalizador.
A aula iniciou com uma conversa sobre os serviços públicos utilizados pelas suas famílias dos estudantes. Hospital, praças, postos de saúde, foram exemplos citados pelas crianças permitindo, dessa forma, que a professora Cristina explicasse cada um dos serviços relacionando-os à busca pela cidadania.
A aula seguiu com a exibição de dois vídeos explicativos com as temáticas Impostos e Taxas. O primeiro vídeo, chamado “A nota é 10!” destaca a importância dos direitos e deveres dos cidadãos, o papel dos impostos no financiamento de serviços públicos e a necessidade de combater a sonegação fiscal, a corrupção e o desperdício de recursos públicos. O segundo vídeo, intitulado “A fábula da corrupção”, utiliza animais para ilustrar como a corrupção, a ganância e as alianças desonestas podem levar à ruína de um indivíduo e à degradação de uma comunidade. Após, foi realizada uma roda de conversa sobre os conteúdos dos vídeos, seguida de uma listagem das palavras vistas nos vídeos e uma atividade com a palavra ‘corrupção’, em que os alunos confeccionaram um monstro seguida a grafia da palavra.
A fim de fixar os conceitos, em seguida, foi distribuída uma atividade de caça-palavras e construção de frases com os conceitos vistos em aula - saúde, locomoção, escola, hospital, estradas, tributos, nota fiscal, merenda escolar, serviços de saúde, etc. No final da manhã, para finalizar as atividades, ocorreu a hora do conto e sorteio de brinquedos para as crianças.
Texto e fotos: Gabriela Leandro, estagiária de jornalismo pela UFSM