Educação Fiscal

23/06/2020 26/06/2020 12h38m

Reveladas as Escolas vencedoras do 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal!


Na tarde do dia 22/06, aconteceu de forma virtual a divulgação do 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal, realizado pelo PMEF.

Neste ano em que o Programa Municipal de Educação Fiscal completa 18 anos de atuação em Santa Maria, a segunda edição do Prêmio Municipal de Educação Fiscal premiou as 18 iniciativas mais bem avaliadas por uma comissão multidisciplinar, composta pela representante da Receita Federal Paola Pochmann; a representante da Receita Estadual, Juliana Lima Zuccheto; a Vereadora Luci “Tia da Moto” Duartes, representando a Câmara Municipal de Vereadores; Maria Cristina Rigão Iop, representante da SMEd; os Professores do Centro de Educação da UFSM, Simone Galina; Ascísio Pereira; Graziela Franceschet Farias e Angelita Zimmermann e as representantes do PMEF Adriana Aires Pereira; Maísa Ximenes e Roselaine de Oliveira.

Os prêmios foram destinados pela Receita Federal do Brasil, fruto de apreensões de produtos que entraram ilegalmente no país. Além dela, a Receita Estadual do Rio Grande do Sul, a 8ª Coordenadoria Regional de Educação, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Câmara Municipal de Vereadores também são parceiros da iniciativa.

A revelação das escolas ganhadoras contou com a presença da Secretária de Educação do Município Lúcia Madruga; do Secretário de Finanças Mateus Frozza, da Vereadora Prof. Luci Tia da Moto e representando o PMEF, a Coordenadora do Programa Rosaura Vargas e a Coordenadora Adjunta Adriana Aires Pereira.

A Secretária Lucia Madruga parabenizou a trajetória do PMEF, que durante todos esses anos apresenta um constante crescimento e um senso de renovação e evolução. Ressaltou a importância de pessoas que lideram e se comprometem ao trabalho e destacou a relevância da Educação fiscal em nossa sociedade, que é um fator permanente em nossas vidas. 

A escola que levou o primeiro prêmio foi a EMEI João Franciscatto, que foi representada na live pela Coordenadora Janine Piovesan. O nome do projeto campeão é APRENDENDO CIDADANIA POR MEIO DO BRINCAR, que engloba, juntamente das 6 turmas da escola, todo o campo familiar desses alunos.

O projeto é parte de um um projeto maior que existe desde 2012, chamado RESGATANDO VALORES PARA UM MUNDO MELHOR ATRAVÉS DO BRINCAR, que tem como objetivo ressaltar a percepção do espaço coletivo e despertar a consciência das pessoas nos seus deveres como cidadão.

No ano passado, a EMEI João Franciscatto ganhou o primeiro lugar na Gincana RS e participou do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, onde conseguiu o 2º lugar.

As outras 17 escolas contempladas foram:

18º - EMEF Diácono João Luiz Pozzobon

17º - EMEF Prof. Erlinda Minoggio Vinadé

16º - EMEF CAIC Luizinho de Grandi

15º - EMEI Sinos de Belém

14º - Renato Nocchi Zimmermann

13º - EMEF Prof. Adelmo Simas Genro

12º - EMEF Aracy Barreto Sacchis

11º - EMEF Santa Helena

10º - EMEI Darcy Vargas

9º - EMEI Núcleo de Educação Infantil CAIC Luizinho de Grandi

8º - EMEF Pão dos Pobres Santo Antônio

7º - EMEI Prof. Ady Schneider Beck

6º - EMEF São João Batista

5º - EMEF Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

4º - EMEF Euclides da Cunha

3º - EMEI Ângela Tomazetti

2º - EMEF Vicente Farencena

As demais escolas que não foram premiadas, receberão um certificado de participação.

Esta edição contou com a inscrição de 25 escolas da rede pública municipal, uma da particular e quatro entidades de Ensino Superior.

As menções honrosas ficaram para as instituições de Ensino Superior do nosso município, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN); Faculdade Metodista Centenário (FMC) e Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA) e para o colégio particular Divina Providência.

Texto: Valdemar Neto, estagiário de Jornalismo, UFSM

Imagens: Jenifer Cappellari, estagiária de Relações Públicas, UFSM

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial