Educação Fiscal

04/10/2019 09/10/2019 13h45m

Festival Cid Legal Canta e Dança encerra edição de 2019 com um show de cidadania no Clube Dores


Evento contou com mais de 50 apresentações de alunos e professores de 15 escolas de Santa Maria

 

Com a missão de promover a integração da arte e da cidadania e de conscientizar a sociedade sobre a função socioeconômica dos tributos, aconteceu na quarta (02) e na quinta-feira (03) a última etapa do 13º Festival Cid legal Canta e Dança. O evento é promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Educação e de Finanças, com execução do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF).

Durante os dois dias, foram mais de 50 apresentações de coral, dança, paródia e poesia, na categoria Ensino Fundamental e Comunidade. O Festival contou ainda com a “2ª Mostra de Trabalhos: Educação Fiscal da Teoria à Prática”, em que foram expostos banners, cartazes e jogos relacionados aos projetos de Educação Fiscal desenvolvidos pelas escolas.

O prefeito Jorge Pozzobom prestigiou o evento e iniciou sua fala parabenizando os professores da Rede Municipal de Ensino e destacando a importância de ações que enfatizam os benefícios da emissão da nota fiscal.

“Cada um tem que fazer sua parte! Para nós construirmos uma escola, um hospital, temos que garantir o dinheiro público. Não é justo que alguns paguem os devidos tributos e outros não, por isso, é importante sempre pedir a nota. É como eu sempre digo: a nota é minha e a cidade é nossa!”, declarou o Chefe do Executivo.

Marcaram presença no evento, também, o Secretário de Município de Finanças, Mateus Frozza, o Superintende de Cultura, Cássio Corbellini, a Sra. Paola Pochmann, representando a Delegacia da Receita Federal, a Sra. Juliana de Lima, da Secretaria da Fazenda Estadual, a Prof.ª Martha Segatto, representando 8ª CRE, dentre outras autoridades locais.

“Momento muito rico, de troca de experiências e valorização do trabalho, tanto das escolas quanto do Programa de Educação Fiscal. É com muita satisfação que vemos os alunos se sentirem importantes e protagonistas na disseminação da Cidadania e da Educação Fiscal”, enfatizou a professora Ângela Cardoso Brollo, da EMEF Prof.ª Altina Teixeira.

“Como sempre, as apresentações contaram com muita criatividade e dedicação da direção, professores e alunos. Sou professora aposentada e afirmo: nós, educadores, somos teimosos, não desistiremos nunca de construir um Brasil melhor! E o caminho se constrói com ações como esta, o Festival Cid Legal”, declarou a Prof.ª Marta Gaida, que representou na Comissão Avaliadora o MOBREC-SM.

Ao todo, a edição de 2019 do Festival Cid Legal Canta e Dança teve a participação de 26 escolas do município, o que totalizou 80 apresentações artísticas. Estiveram comprometidos alunos, professores, familiares e comunidade em geral, movidos pelo desejo de promover a cidadania e garantir um futuro melhor para nosso país. Confira a seguir as escolas que participaram ao longo do ano das três etapas do Festival:

Escolas Municipais de Ensino Fundamental: Aracy Barreto Sacchis; Dom Antônio Reis; Duque De Caxias; Fontoura Ilha; Ione Medianeira Parcianello; João da Maia Braga; Junto ao CAIC Luizinho De Grandi; Lidovino Fanton; Pão dos Pobres Santo Antônio; Pedro Kunz; Perpétuo Socorro; Pinheiro Machado; Prof. Adelmo Simas Genro; Prof.ª Altina Teixeira; Renato Nocchi Zimmermann; Reverendo A. Wanderlich; Santa Helena; São Carlos; São João Batista.

Escolas Municipais de Ensino Infantil: Ady Schneider Beck; Casa da Criança; Darcy Vargas; Ivanise Jann de Jesus; João Franciscatto; Sinos de Belém.

Escola de Educação Infantil: Vila Vitória.

 

O Programa Municipal de Educação Fiscal parabeniza e agradece o empenho de todas as pessoas envolvidas. Esperamos a sua participação no próximo ano, na 14ª edição do Festival!

CONFIRA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA DO EVENTO:

Dia 02 de outubro

Dia 03 de outubro

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial