Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Oficina de Educação Fiscal incentiva postura...

Educação Fiscal

24/07/2019 21/08/2019 13h07m

Oficina de Educação Fiscal incentiva postura empreendedora em alunos da EJA Diurna


Com seguimento no segundo semestre do ano, primeira etapa das oficinas do Conexão de Saberes foram concluídas.

Durante o primeiro semestre de 2019, o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) realizou a oficina “Educação Fiscal: Empreendedorismo e Sustentabilidade” através da política pública “Conexão de Saberes”, no Santa Maria Tecnoparque. Os trabalhos pedagógicos têm âmbito incentivador, com objetivo de implantar uma consciência de trabalho dentro da escola, incentivando os alunos a assimilarem o mercado de trabalho e a assumirem uma postura empreendedora.

Orientados pela professora e coordenadora adjunta do PMEF, Adriana Aires, os estudantes puderam entender a importância de uma postura empreendedora dentro da legalidade, via MEI (Microempreendedor Individual), criando o elo entre educação fiscal e o empreendedorismo, possibilitando a aquisição e desenvolvimento de habilidades como coletividade, criatividade, capacidade de compreender a importância da criação de estratégias de marketing e de vendas, aplicação de projetos sustentáveis dentro de uma empresa, sobretudo, compreendendo a importância da Nota Fiscal e a origem e aplicação de impostos. 

Para atingir os objetivos traçados, os estudantes foram desafiados à idealização de uma microempresa fictícia, onde os próprios construíram suas estratégias de marketing e de vendas, compondo as características dos serviços e produtos que eram ofertados por elas. 

“Tendo em vista a atual fase de formação dos estudantes, o empreendedorismo chega como um diferencial, dinamizando o aprendizado, sendo fundamental no contexto social em que se encontram, pois vai muito além do mercado de trabalho, eles aprendem a empreender para a vida”, ressaltou a coordenadora adjunta do PMEF, Professora Adriana Aires.

Foram desenvolvidos     sete projetos, criados por 21 alunos, de 5 escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). São elas as escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) Aracy Barreto Sacchis, Lidovino Fanton, Pão dos Pobres, Pinheiro Machado, Diácono João Luiz Pozzobon, Adelmo Simas Genro e Irmão Quintino.

No segundo semestre, os alunos retomam as atividades nas oficinas do “Conexão de Saberes”. A oficina “Educação Fiscal: Empreendedorismo e Sustentabilidade” retorna a partir do dia 13 de agosto, com cada etapa ocorrendo todas as terças-feiras.

 

CONEXÃO DE SABERES

O Conexão de Saberes une empreendedorismo e educação. A política pública promove qualificações, oficinas e atividades empreendedoras, inserindo os adolescentes da EJA diurna no chamado Espaço Maker, em que os projetos voltados à inovação permitem o desenvolvimento criativo, empreendedor e autônomo.

O projeto Conexão de Saberes consiste em dois pilares: Reparador, com trabalho voltado à distorção idade/série; e Preventivo, com intenção de garantir o ensino de qualidade com trabalhos de prevenção, a fim de garantir o aluno na série correta. Oito escolas da Rede Municipal já aderiram ao projeto a partir da Educação de Jovens e Adultos diurna, que integra a política pública em caráter reparador. Assim, a Prefeitura abriu 18 novas turmas em 2019, e estão matriculados 275 estudantes de 15 a 17 anos.

 

Texto: Fernando Vieira
Fotos: Equipe PMEF

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial