Inicial > Educação Fiscal > Notícias > 12º Festival Cid Legal Canta e...

Educação Fiscal

25/11/2018 01/12/2018 20h58m

12º Festival Cid Legal Canta e Dança reúne cerca de 40 escolas no final de semana


O evento contou com mais de 90 apresentações de diferentes instituições de ensino e de faixa etárias

Com a missão de conscientizar a sociedade sobre a função socioeconômica dos tributos, por meio de ações promovidas por estudantes de Santa Maria, aconteceu na sexta-feira (23) e no sábado (24), o 12º Festival Cid legal Canta e Dança. Durante os dois dias foram mais de 90 apresentações nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Comunidade e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O prefeito Jorge Pozzobom iniciou sua fala parabenizando todos os professores da Rede Municipal de Ensino e ressaltou o aumento na qualidade da Educação do Município. O chefe do Executivo afirmou que esta sempre foi e sempre será prioridade em sua Gestão.

“O projeto que leva a Educação Fiscal para o Ensino Básico Público, realizado aqui em nossa cidade, é referência para todo o Estado. Esse é um trabalho coletivo promovido com muita competência pela Secretaria de Educação, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), junto com os professores da Rede Municipal de Ensino”, afirmou o prefeito.

Com os festivais realizados anualmente, o PMEF também busca despertar no cidadão a responsabilidade em acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, tendo em vista o benefício de toda a população e, dessa maneira, fortalecendo o exercício da cidadania.

“É um trabalho realizado para consolidar a formação cidadã, que se inicia com as crianças e jovens no ensino base” ressaltou a Secretária de Educação do Município, Lúcia Madruga.

Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, Rosaura Vargas, o festival é o resultado de um trabalho realizado ao longo de todo o ano e que envolve toda a comunidade escolar.

“A cada ano que passa conseguimos perceber o quanto os pais, alunos e professores dão cada vez mais importância à Educação Fiscal, pois assim sabem de onde vem e para onde vão os recursos públicos”, destaca a coordenadora.

O estudante do nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João da Maria Braga, Erick Antunes, participou das apresentações artísticas e também conta como saber mais sobre impostos e tributações impactou em sua vida e na de seus familiares.

“Eu nunca soube porque as lojas e mercados solicitavam meu CPF na hora do pagamento, assim como não sabia porque exatamente pedir a nota fiscal. Depois de passar pelo programa sei de onde saem nossos impostos e assim me sinto também na obrigação de fiscalizar para onde eles vão. E passei isso para toda a minha família também”, explica o estudante.

A professora da EMEF Santa Helena, Neusa Hennig, também destacou a importância do programa para a formação cidadã das crianças e adolescentes.

“O CID sempre contribui muito, pois estimula a consciência crítica dos alunos em relação ao seu cotidiano pessoal e também ao que se passa no país e no mundo”, destacou a professora.

Veja mais fotos do Ensino Fundamental 23/11/2018 Tarde

Veja mais fotos 23/11/2018 Tarde

Veja mais fotos do EJA no palco

Veja mais fotos do EJA 23/11/2018 - noite

Veja mais fotos da Educação Infantil 24/11/2018 de manhã

Veja mais fotos 24/11/2018 manhã e tarde

Veja mais fotos do Ensino Fundamental 24/11/2018 de tarde

Veja mais fotos 24/11/2018 - tarde

Texto: Acadêmica de Jornalismo Cristina Haas
Revisão: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial