Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Sábado de cidadania, cultura e alegria...

Educação Fiscal

22/10/2018 22/10/2018 15h02m

Sábado de cidadania, cultura e alegria no 10º Festival de Teatro: Educação Fiscal Em Cena


Mais de 300 pessoas lotaram o Theatro Treze de Maio neste sábado (20), no segundo dia do 10º Festival de Teatro: Educação Fiscal em Cena. Pais, alunos, professores, organizadores, comissão avaliadora, além de autoridades do município, puderam acompanhar apresentações de escolas de Santa Maria e Nova Palma. O evento é promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), desenvolvido desde 2002 pelas Secretarias de Educação e Finanças.

Oito apresentações artísticas contribuíram para uma tarde repleta de lições de cidadania, conscientizando o público através de encenações, que de forma lúdica, ajudaram o público a entender a relevância da Educação Fiscal - origem e aplicação dos tributos - seus valores e conceitos.

Às 15h, teve início a abertura do segundo e último dia do festival, que contou com a presença do vice-prefeito Sergio Roberto Cechin; da secretária de educação do município de Nova Palma, Inês Casarotto Osmari; da coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas e dos integrantes da comissão avaliadora Martha Bohrer Adaime, Pró-reitora de Graduação, representando a Universidade Federal de Santa Maria; Roberta Scheneider da Silva, representando o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul; Carmem França, representando a Oitava Coordenadoria Regional de Educação; Rosângela Rechia, representando a Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer; Cristina Helena Bento Farias e Catia Bairro Ferreira, representando a Secretaria Municipal de Educação; Orlando Fonseca, presidente do Conselheiro Municipal de Políticas Culturais de Santa Maria e Flavio Farias, Conselheiro Tutelar.

A coordenadora do PMEF expôs sua gratidão pela oportunidade de desenvolver o programa e realizar eventos como esse, que abordam assuntos de suma importância à sociedade como um todo. “Santa Maria é referência em educação fiscal, não somente no estado, como também fora dele, graças ao trabalho principalmente dos professores. Sinto-me privilegiada em conduzir esse programa e ter recebido o apoio dos professores de nossas escolas”.

“Se formos a um determinado estabelecimento comercial ou de prestação de serviços e exigirmos a nota fiscal, não só o município, como todos nós iremos ganhar. É elogiável esse trabalho, que bom que temos o Programa Municipal de Educação Fiscal”, declarou o vice-prefeito Sergio Cechin, valorizando o trabalho efetuado pela equipe do PMEF na realização de campanhas que incentivam a emissão de notas fiscais.

Após a abertura, iniciaram-se os espetáculos no palco do teatro.

Confira como foram as apresentações no segundo dia do 10º Festival de Teatro: Educação Fiscal Em Cena:

Abrindo a tarde de apresentações, a EMEI Sinos de Belém apresentou a peça “A Galinha Ruiva e a Educação Fiscal”, que foi fundamentada na ideia de desenvolvimento social, baseado nos direitos e deveres, na observação criteriosa do nosso papel na sociedade.

A EMEF Cândida Zasso, de Nova Palma, mostrou a importância de se pedir a emissão da nota fiscal por parte dos cidadãos, com a peça “Rita, uma verdadeira cidadã”.

“A Princesa Fiona exercendo seus direitos”, apresentada pela EMEF Pão dos Pobres Santo Antônio, discutiu questões como o que é cidadania, direitos, deveres, orçamento público, impostos, conservação ambiental, respeito e carinho com o próximo.

A peça teatral da EEEF Padre João Zanella, de Nova Palma, “Descontrole Financeiro”, retratou a conscientização do descontrole financeiro e suas consequências no dia a dia.

O espetáculo “O Casamento da Dona Baratinha”, da EMEI Sinos de Belém é baseada no livro “Dona Baratinha” de Ana Maria Machado. A releitura da história destaca a ideia de valores como, honestidade, respeito, direitos e deveres, assim como a importância do pagamento dos impostos pelos cidadãos e da nota fiscal.

A EMEF Pão dos Pobres Santo Antônio proporcionou mais um espetáculo ao público, com a encenação “Nós Fiscais”. A peça clama pela consciência da população em pedir a nota fiscal, para garantir que esse dinheiro retorne à sociedade através de melhorias em escolas, saúde, segurança e bens públicos em geral.

Com a encenação “Atitude Responsável”, a EMEF Junto ao “CAIC Luizinho De Grandi” mostrou a relevância de se valorizar a verba investida nos serviços e bens públicos, que são provenientes dos impostos pagos por nós mesmos, cidadãos.

Encerrando as apresentações do 10º Festival de Teatro: Educação Fiscal Em Cena, o espetáculo “Dolores Somos Todos” tratou dos temas: regras, instituições, trabalho e educação fiscal como um todo.

O evento proporcionou diversas lições de convivência e cidadania, deixou pais contentes em saber que seus filhos, de forma lúdica, contribuem para a sociedade em geral com a transmissão desses valiosos valores.

“Acredito que é importante para a participação dos alunos e ver eles felizes ao participar do projeto na escola e aprender a fiscalizar brincando”, declarou Magda Garcia, que prestigiou a apresentação da filha.

“Considero de fundamental importância as produções artístico escolares sobre o tema, pois aproxima da própria vida algo que parece complexo ou até massante conhecer apenas teoricamente. O compromisso com o grupo nas apresentações reforça a repercussão das nossas ações em outros coletivos, em especial a sociedade”, enfatizou Michele Spall Figueira, professora da EMEF Aracy Barreto Sacchis.

Texto: Fernando Vieira, acadêmico de Publicidade e Propaganda

Fotos: Divulgação Programa Municipal de Educação Fiscal

Coordenação: Rosaura Vargas

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial