EDUCAÇÃO FISCAL

Tarde de apresentações artísticas na 9ª edição do Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena

04/11/2017 | atualizado em 07/11/2017 às 15h13m


Mostra, promovida pela Prefeitura de Santa Maria, movimentou alunos de 12 instituições de ensino

 

O sábado (04) foi de teatro e lições de cidadania para alunos de nove escolas da Rede Municipal de Ensino e de três instituições particulares, em Santa Maria. As crianças participaram do 9º Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena, no Salão Nobre Irmão Gelásio, no Colégio Marista Santa Maria. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), busca valorizar as artes cênicas aplicadas ao exercício da cidadania, utilizando os conceitos da Educação Fiscal.

A abertura do evento contou com a presença da secretária de Educação, Lúcia Madruga, da coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, do coordenador do Serviço de Auditoria do Tribunal de Contas em Santa Maria, Marco Feltrin, e de integrantes da Comissão Avaliador da mostra (veja relação completa abaixo). Antes de desejar a todos uma tarde de muito conhecimento, arte e troca de informações, Lúcia Madruga enfatizou a importância do evento.

“É muito bonito ver a disposição das crianças em subir no palco para apresentarem seus trabalhos. Esse é um jeito lúdico de aplicar os conhecimentos ensinados pelo Programa Municipal de Educação Fiscal e para o qual damos total apoio”, enfatizou a secretária.

Rosaura Vargas explicou que o Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena não se trata de uma competição, mas de uma grande mostra artística onde todas as escolas participantes ganham destaque e reconhecimento, além de prêmios destinados pela Receita Federal.

“É importante a participação das instituições de ensino nesse evento, cujo objetivo principal é promover e institucionalizar a Educação Fiscal para o pleno exercício da cidadania. E todas as escolas são premiadas, graças ao apoio e parceria que temos com a Receita Federal.

Ansiosos para subir ao palco, Sabrina Brum da Silva, Douglas da Silva e Gabrielle Ávila Antonello, alunos do 9º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Altina Teixeira, se preparavam para apresentar a coreografia de dança “Quem, com o suor do rosto, movimenta a economia do país?”. A apresentação utilizou a música “Trabalhador Brasileiro”, do cantor Seu Jorge, para mostrar os direitos sociais e deveres de diversas profissões que contribuem com os impostos e exigem a nota fiscal nas compras ou serviços.

“Para nós é muito interessante mostrar os conhecimentos que a gente aprende com a Educação Fiscal através da música e da dança. Hoje a gente já sabe a importância de pedir a nota fiscal e ensina isso em casa para os nossos pais”, explicou Douglas, de 14 anos.

Participaram das apresentações alunos das escolas EMEF Perpétuo Socorro; EMEF Pão dos Pobres Santo Antonio; EMEI Sinos de Belém; EMEF Irineo Antoline; EMEF Altina Teixeira; EMEF Diácono João Luiz Pozzobon; EMEF junto ao CAIC Luizinho de Grandi, EMEI João Franciscatto; Escola Santa Catarina; Instituto São José e EEF Lar de Joaquina.

 

SOBRE O PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL
O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, desde 2002, por meio das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Câmara Municipal de Vereadores, e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

COMISSÃO AVALIADORA
Gerson Luiz Teles Costa – representando a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Santa Maria
Camila Borges – representando a Universidade Federal de Santa Maria
Ivanice Zanini Schultes – delegada adjunta da Delegacia da Fazenda Estadual em Santa Maria
Martha Segato – representado a 8ª Coordenadoria Regional de Educação
Gisele Bauer Mahmud – representado a Secretaria Municipal de Educação
Reinaldo Guidolin – representando a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer
Rosemar de Fátima Vestena – professora do Centro Universitário Franciscano (Unifra)
Orlando Fonseca – conselheiro municipal de Políticas Culturais de Santa Maria (segmento Livro, Leitura e Literatura)
Aline Rigão de Vargas – conselheira municipal de Políticas Culturais de Santa Maria (segmento Tradição e Folclore)
Laédio José Martins – conselheiro municipal de Políticas Culturais de Santa Maria (segmento Teatro)
Roberta Schneider da Silva – representando o Tribunal de Contas

Veja algumas fotos das apresentações do dia 04 de novembro 

Confira as fotos do Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena - Parte 1

Confira as fotos do Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena - Parte 2

Confira as fotos do Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena - Parte 3

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Imagens