Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Show de cidadania e Educação Fiscal:...

Educação Fiscal

11/10/2016 16/10/2016 22h10m

Show de cidadania e Educação Fiscal: chega ao fim a 10ª edição do Festival Cid Legal Canta e Dança


Show de cidadania e Educação Fiscal: chega ao fim a 10ª edição do Festival Cid Legal Canta e Dança

A tarde de sábado (08) foi marcada pelo encerramento da 10º edição do Festival Cid Legal Canta e Dança. No Salão Nobre do Clube Recreativo Dores, as cerca de 650 pessoas presentes puderam acompanhar as 46 apresentações de dança, paródia e poesias das 15 escolas participantes do evento organizado pelo Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) e promovido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Finanças.

Na abertura do evento a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, destacou a importância da presença das famílias e agradeceu a participação das Escolas Almiro Beltrame; Junto ao CAIC Luizinho De Grandi; Fontoura Ilha; João da Maia Braga; Pão dos Pobres Santo Antonio; Pedro Kunz; Profª Altina Teixeira; Rejane Garcia Gervini; Santa Helena; Zenir Aita; Duque de Caxias; João Pedro Menna Barreto; Diácono João Luiz Pozzobom; São Carlos e Castro Alves.

Houve ainda a manifestação das representantes da Caixa Econômica Federal, Francine Quatrin Piccinin, da Secretaria Municipal de Educação Cláudia Bassoaldo,  e da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Cristina Bento Farias, que reiteraram a importância do festival para integrar o meio, escola, família e comunidade, assim como a participação dos professores.

 

As apresentações

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Zenir Aita subiu ao palco com a missão de abrir as apresentações que percorreriam à tarde. Por meio da música “Cidadania” da “Turminha do Tio Marcelo” os alunos ressaltaram com uma coreografia a necessidade de cumprir os deveres para poder exigir os seus direitos e assim, o pleno exercício da cidadania.

A professora que coordenou a primeira apresentação, Rita Franchi da Silva, comentou sobre a ótima oportunidade de desenvolver atividades ensinando Educação Fiscal e cidadania. “Os alunos dos anos iniciais aprendem com músicas e danças e tem ainda o envolvimento das famílias de uma maneira alegre e festiva”, completou.

Dentre as produções apresentadas, todas chamaram muita atenção do público, que não arredou o pé até a última escola subir ao palco. A alegria como também o nervosismo estavam estampados no rosto das crianças. Alguns dos destaques da tarde foram para escolas como a EMEF Santa Helena, que trouxe o maior número de alunos no palco, quando cada um trazia uma letra formando as palavras ética, cidadania e respeito.

O aluno da EMEF Fontoura Ilha, Luis Felipe Rodrigues, declamou uma poesia sozinho e ergueu o público.

 
"Nasceu  nos pampas um projeto

Levando para as escolas a missão de ensinar

 que nos caminhos da vida nem tudo é corrupção,

Se todos se conscientizarem que na cidade coração

pagando seus impostos e dando a  nota fiscal   

Teremos ruas e praças,  escolas e hospital!

 

O sentimento do dever entrou logo em cada peito

As crianças aprenderam  como se faz direito.

A esperança ressurgiu em cada mente que antes

Não  compreendia que o exemplo  seguido

 faz o adulto pensar perdurando pela vida afora

Fazendo sempre o correto  a partir de agora."

As escolas trouxeram temas como acabar com a corrupção, a importância da nota fiscal, cada cidadão fazer a sua parte - para que todos possam usufruir dos direitos que lhe são devidos. A EMEF Pão dos Pobres Santo Antônio, também foi destaque pelo número de apresentações, foram 18 no total.

Foi com a dança e paródia da EMEF Fontoura Ilha que chegou ao fim mais uma edição do festival anual. A paródia da música “Maçanico”, desenvolvida pelo professor de história Vicente Brondani, contou com 11 alunos do 9º ano.
Intitulado “Fiscalito” a paródia contemplava os ensinamentos.


"Fiscalito, fiscalito

Fiscalito do alunado

Quem não lança o fiscalito

Não arruma aprendizado (bis)"


Todos os vereadores eleitos para a próxima legislatura (2017/2020) foram convidados a comparecerem no evento no Clube Dores. A futura vereadora professora Luci marcou presença. A professora Celita enviou representante. Coronel Vargas e Alexandre Vargas justificaram que não poderiam estar presentes.

Segundo a “Tia da Moto”: “é um evento de importância para a formação da verdadeira cidadania entre nossas crianças e jovens. Sem esquecer a integração entre as escolas que são proporcionadas pelo festival”.

Para a secretária de Município de Cultura, Marília Chartune Teixeira, “o festival é um dos melhores programas de educação, especificamente a Educação Fiscal, comprometidos com a cultura e os temas apresentados. Os alunos e professores desenvolvem excelentes trabalhos”, parabenizou.

 

Cidadãos conscientes

O prefeito José Haidar Farret também enviou mensagem de congratulações aos organizadores e participantes da 10ª edição do Festival Cid Legal Canta e Dança. "Essa é uma iniciativa da Prefeitura que ajuda a formar novos cidadãos mais conscientes da sua importância no contexto do desenvolvimento, cobrando e sugerindo setores, obras e serviços que devem ser priorizados pelos gestores públicos. Esse nova geração vai nos dizer onde deve ser construída uma escola ou um posto de saúde, por exemplo", comentou o prefeito.

 

A Comissão Avaliadora

A comissão avaliadora foi formada pela Presidente do Conselho Municipal de Educação, Sonia Rigo; Neiva Vila Nova representante do Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos de Santa Maria; Marília Chartune Teixeira, Secretária Municipal de Cultura; Professora Cristina Bento Farias, representante da Educação Fiscal na 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Francine Quatrin Piccinin, representante da Caixa Econômica Federal e professoras Claudia Bassoaldo e Adriana Falquembach, Superintentes da Secretaria Municipal da Educação.

 

Voluntários do Cid Legal

O evento teve ainda a colaboração dos voluntários do PMEF, Neimar Iop, Helaine Simon, Lisiane Guterres, Sílvia Iensen, Marisa Monti, Marco Antônio Caldeira Rodrigues, Fábio dos Santos e Felipe Camargo, que se vestiu de Cid Legal.

O Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria - RS (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, desde 2002, através das secretarias de Município da Educação e de Finanças, cuja missão é:  "Conscientizar a sociedade, através da escola da função socioeconômica do tributo. Além disso, busca o despertar do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, tendo em vista o benefício de toda a população".

O Programa Municipal de Educação fiscal conta com apoio da Delegacia da Receita Federal do Brasil, Delegacia da Fazenda Estadual, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Câmara Municipal de Vereadores, Universidade Federal de Santa Maria e Caixa Econômica Federal.

Texto: acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Educação Fiscal / Divulgação
Supervisão: Fabricio Minussi (MTB 11.110)
Coordenação Educação Fiscal: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial