Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Seminário Regional de Educação Fiscal “Construindo...

Educação Fiscal

06/05/2016 31/05/2016 16h12m

Seminário Regional de Educação Fiscal “Construindo Cidadania” encerrou nesta sexta-feira (06)


A coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, Rosaura Varga, fez a introdução do tema para a abertura do último dia do seminário.

A manhã desta sexta-feira (6), marcou o último dia de atividades no Seminário Regional de Educação Fiscal “Construindo Cidadania”. A auditora fiscal Rosaura Vargas abriu a discussão para apresentar o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) e logo após esta introdução à Educação Fiscal, passou a palavra ao mestre em estudos linguísticos e palestrante, Felipe Freitag, que conduziu a discussão, com o seu trabalho “A Educação Fiscal aliada a Teoria Holística da Atividade (THA). O PMEF é desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Educação e de Finanças.

Em pouco mais de uma hora, Freitag explicou o tema do seu trabalho para os presentes e esclareceu a Teoria Holística da Atividade. Mostrou que a THA procura orientar os docentes e discentes sobre a formação humana na escola, levando para dentro da sala de aula questões da socioculturabilidade dos educandos, ou seja, que existem pessoas que tem vidas além do tempo da escola e isto interfere diretamente na educação. Dessa maneira, a educação fiscal-cidadania sendo um elemento presente na sociedade vai ao encontro dos pressupostos básicos da THA.

Afirmou também sobre a transformação da postura dos professores, pois é ela que modifica as ações. Trazer a fala para a prática, ser coerente com o discurso e suas atitudes perante os alunos e a sociedade para que se mantenha uma cidadania plena.

Os professores tem sobre seu domínio a tomada de decisão e a formação humana dos jovens. A ideia do projeto é despertar uma curiosidade nos docentes e mostrar que existem alternativas para os profissionais da educação.

Felipe Freitag avaliou a relevância do Seminário “A importância deste evento está para além do fomento à temática Educação Fiscal e cidadania. O evento proporciona a horizontalização entre “academia” e “mercado” e problematiza trocas de experiências entre estes profissionais docentes”. Para a professora Cleidiane Passos, da EMEF Casemiro de Abreu – Julio de Castilhos, “os conhecimentos acerca de Educação Fiscal são pertinentes aos dias atuais. As ideias trocadas foram bastante interessantes, pois a efetivação do projeto iniciou hoje”.

Já na parte da tarde, as palestras ficaram por conta da Procuradora da República Bruna Pfaffenzeller e pela professora Roseclei Martini Sanchotene.

A procuradora do Ministério Público Federal (MPF) em Santa Maria, Bruna Pfaffenzeller, abriu a discussão falando sobre corrupção, desde o sentido etimológico da palavra, que diz muito sobre o fato de se corromper, até os atos que envolvem as pessoas para que a corrupção aconteça. Em seguida detalhou algumas ações de corrupção caracterizadas como crime e que prejudicam os cidadãos e os órgãos públicos, assim como, abordou as maneiras de denunciar tais procedimentos. A Procuradora frizou a nova campanha do MPF, sobre “10 Medidas Contra a Corrupção” detalhou algumas com exemplos básicos para mostrar que a corrupção não está só na política, no mais alto escalão, e sim no dia-a-dia de todos. Por fim, reafirmou as intenções e os projetos do MPF existentes nas escolas, que só desta forma, acreditando nas crianças, jovens e na educação desde cedo será possível construir um país melhor.

Na sequencia, a professora Roseclei Martini Sanchotene, trouxe a ideia de como combater a corrupção no âmbito escolar. O trabalho começa desde pequeno, a importância de mostrar para todos os estudantes, o que é Educação Fiscal, nas situações mais simples do dia-a-dia. Como prática em sala de aula, Roseclei trouxe por exemplo panfletos de supermercado, para as crianças e adolescentes entenderem desde cedo o valor das coisas. Onde tudo que é adquirido pelos familiares tem um custo e um imposto inserido nele, e isto está diretamente ligado à eles. As pequenas corrupções também são explicadas por ela, em pequenas atitudes, desde o maior pegando uma parte da merenda dos menores, a professora ensina que tudo isto é errado e que de alguma forma irá afeta-los depois.

Os professores presentes classificaram o Seminário e como ele contribui para a prática da cidadania. “ Como cidadã, como educadora digo que foi muito proveitoso ouvir o Ministério Público representado, excelente, precisamos de orientações e meios para combatermos a corrupção, frizou a professora Annye Bittencourt, da E.E.E.F Almiro Beltrame.

“As atividades desenvolvidas foram e serão muito relevantes para o trabalho docente. A aproximação e o contato com orgãos, possibilita a realização de trabalhos que sejam realmente eficientes e eficazes na formação da cidadania”. Ressaltou a professora Sandra Maria Salbego, da E.E.E.F Boca do Monte.

Após o encerramento das palestras da tarde foi realizado o sorteio de um kit de produtos da marca Mary Kay, entre todos os participantes do Seminário Regional de Educação Fiscal “Construindo Cidadania. A grande vencedora foi Mari Lúcia Ferigolo, professora da Emef Aracy Barreto Sacchis.

A procuradora do Ministério Público Federal (MPF) em Santa Maria, Bruna Pfaffenzeller, deixou aberto os contatos do Ministério Público em Santa Maria, para aproximar esta relação com a comunidade.

Telefone MPF SM - 3220 9700

E-mail – prrs-prm-sm@mpf.mp.br

Sala de Atendimento ao Cidadão

Ministério Público pela Educação

10 Medidas contra a Corrupção

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo, Pedro Lucca.

Coordenação: Rosaura Vargas

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial