Educação Fiscal

05/11/2015 05/11/2015 17h30m

Segundo dia do 7º Festival de Teatro Educação Fiscal Em Cena


CRAS de Itaara

O segundo dia do Festival Educação Fiscal em cena também lotou o Theatro Treze de Maio. Cerca de 300 pessoas, entre pais, professores e alunos, foram acompanhar sete apresentações de seis escolas de Santa Maria. O evento teve por objetivo retratar temas como cidadania, educação fiscal e valores nas peças de teatro desenvolvidas por alunos e professoras.

“A capacidade que vocês têm de forma lúdica, alegre e séria passar esses conceitos tão pesados e críticos a nossa vida, mesmo com toda corrupção vocês não desanimam e conseguem passar essa mensagem para nós. A educação fiscal é feita por todos nós, pelos pais, alunos e professores. Parabéns a todos”, disse Ivanice Zanini Schultes, delegada adjunta da Fazenda Estadual.

O representante da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, professor Valnes Camargo falou “entendemos que é através da educação que podemos transformar esse mundo cheio de injustiças sociais”. O auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Luciano Sant’Anna relatou que o evento foi muito bom: “cada evento que o PMEF promove, serve para mostrar para Santa Maria que a Educação Fiscal está presente e sempre viva nas escolas e na comunidade”.

Além das autoridades citadas acima, estiveram presentes no evento: Rosaura Vargas, coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal; Rosângela Rechia, representando a Secretaria Municipal de Cultura; Hiram Nunes, diretor da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan; Jane May de Leal, representando o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria; Andrea Rosa, representando a vereadora Marta Zanella; Neuza Pereira, do MOBREC.

Saiba como foram as apresentações:

A primeira escola a se apresentar foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores, com a peça "A bruxa sonega". Uma história na qual a bruxa comprava alimentos sem pedir a nota fiscal e que sonegava os impostos. As personagens explicaram de forma didática e divertida o que é sonegação, cidadania, direitos e a importância da educação fiscal.

A segunda a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pão dos Pobres Santo Antônio com o espetáculo "Aplicação dos impostos em benefício do município". Cada um dos doze alunos representava alguma profissão e explicou através de frases qual a função social e econômica dos tributos para os diversos setores de uma cidade.

A EMEF São Carlos apresentou a peça "A corrupção tem jeito sim, mas depende de você". Os alunos encenaram uma família na qual a mãe não queria cadastrar o CPF na nota fiscal e seus filhos a ensinam que ela deve fazer isso para que o governo controle se os impostos estão sendo pagos. A peça terminou com a frase: "se fizermos nossa parte o Brasil tem jeito".

"Responsabilidade fiscal: IPTU e IPVA" foi a peça apresentada pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias. Uma das personagens comprou um carro e não sabia que tinha que pagar o IPVA, que logo foi explicado por outro personagem. Depois, os alunos explicaram o significado de IPTU e cantaram uma música sobre impostos.

O CRAS de Itaara apresentou a peça "Reação em cadeia". Ocorreu a explicação do que são as leis. Após, uma compradora, um vendedor, uma gerente de empresa e um administrador encenam como agir da forma correta e depois como agir da forma incorreta com relação aos impostos.

O espetáculo  "A justiça é cega" do Colégio Tiradentes da Brigada Militar. As personagens encenam um projeto de construção de um novo posto de saúde para uma cidade, no qual ocorre superfaturamento do preço e desvio de dinheiro. Depois, um agente fiscal tira as mercadorias de um vendedor ambulante e a crítica recai sobre a impunidade da vereadora que desviou dinheiro.

A última apresentação "Alice em busca da cidadania", uma releitura da história Alice no País das Maravilhas, também da Escola Municipal Pão dos Pobres. Alice chega no local e os personagens Chapeleiro Maluco, Lebre e Gato Risonho pedem ajuda dela para as eleições. A disputa foi entre a Rainha Branca e a Rainha Vermelha. Alice aprende o que é uma constituição e que são as eleições.

O 7º Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena ocorreu ontem e hoje no Theatro Treze de Maio. Esse é um dos mais tradicionais eventos promovidos pelo Programa Municipal de Educação Fiscal. A próxima realização do PMEF será o 9º Festival Cid Legal Canta e Dança - Ensino Fundamental e Médio, entre os dias 17 e 19 de novembro, no Avenida Tênis Clube.

 

Texto: Marina Fortes/ Acadêmica de Jornalismo UFSM
Coordenadora: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial