Seções

Secretaria de Município de Cultura

Museu Interativo de Astronomia

Museu Interativo de Astronomia

O Museu Interativo de Astronomia Profª Raquel Mariano da Rocha Bandeira de Mello (MASTR) é um projeto do Planetário da Universidade Federal de Santa Maria. Desde julho de 1998 já envolveu mais de 50.000 crianças e adultos, dos 4 aos 80 anos, de todo o estado, e até de Santa Catarina. As visitas guiadas devem ter no mínimo 10 e no máximo 25 pessoas por turma, com duração média de 50 minutos e necessitam de dois alunos monitores simultaneamente.

A concepção das visitas, o conhecimento necessário e o treino dos monitores são feitos pela equipe do MASTR. Os monitores, a "roda que leva a mensagem", são alunos de História, Geografia, Física e Engenharias da Universidade Federal de Santa Maria.

O MASTR é um complexo que compreende dez estações: partindo do instante inicial da formação do cosmos passando pela atual conquista espacial e indo ao encontro do provável fim. As estações foram assim denominadas: Universo Criado do Caos; A Identidade do Sistema; Do Caos ao Cosmos; O Despertar de Jônia; A Arquitetura da Civilização; Olhos para o Infinito; Energia Radiante; Histórias de Viajantes; Viajando no Espaço e no Tempo; e Teia de Galáxias.

Horário de funcionamento:
Agendamento - segunda a sexta-feira - 8h às 12h e das 13h às 17h. Visitação - 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h.
Endereço: Praça Santos Dumont, prédio 45, Campus da UFSM - CEP: 97105-900
Contatos: (55) 3220 8226
E-mail: planetario@ufsm.br
Site:  www.ufsm.br/mastr
Twitter: twitter.com/planetario_ufsm
Fanpage: www.facebook.com/planetarioufsm