Inicial > Educação > Notícias > Alunos da Educação Especial da Rede...

Secretaria de Município da Educação

15/08/2024 05/11/2024 09h56m

Alunos da Educação Especial da Rede Municipal de Santa Maria participam de oficina de fotografia com celulares


Atividade integra o cronograma do “Mês da Pessoa com Deficiência” e do “Mês de Conscientização de Altas Habilidades e Superdotação”, no EduTech

O olhar de cada pessoa sobre o mundo é único, e pode ser objetivo ou artístico. Para enxergar um pedacinho de Santa Maria a partir de outras percepções, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, nesta quinta-feira (15), a oficina “Criatividade em Foco: Celebrando Cada Olhar”. Os participantes foram alunos da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino (RME). A atividade, que integra o cronograma do “Mês da Pessoa com Deficiência” e do “Mês de Conscientização de Altas Habilidades e Superdotação”, ocorreu no EduTech (Mercado da Vila Belga) e nas ruas da Vila Belga.

“É um trabalho lindo. Porque conseguimos ver as coisas, espaços que vemos com frequência, mas a partir do olhar deles, que tem uma percepção de mundo distinta. E vemos aqui mais do que só os registros de fotos, vemos também as percepções deles enquanto relações com outros. Dois meninos com síndrome de Down que estudam em escolas diferentes se conheceram durante a oficina e não se soltam mais. São melhores amigos. É muito bonito ver como estas atividades se desenvolvem para além da proposta inicial”, salientou a secretária de Educação, Gisele Bauer.

A oficina foi ministrada pelo fotógrafo Marcelo Oliveira, que integra a equipe da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria. Durante o curso, ele esteve acompanhado de professores responsáveis pela Coordenação da Educação Especial da Secretaria de Educação. O curso utilizou smartphones como equipamento de capitação das imagens. Os celulares foram emprestados aos estudantes pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM) de Santa Maria.

A atividade desta quinta-feira ocorreu como um piloto do projeto, que terá continuidade pela Secretaria de Educação. Participaram desta primeira aula 8 alunos da RME – com Síndrome de Down, autismo ou deficiência intelectual –, entre 10 e 15 anos.

A atividade teve início às 11h, com ensinamentos técnicos. Na parte da tarde, os alunos colocaram os conhecimentos em prática dentro do prédio do EduTech e pelas ruas da Vila Belga. Tudo virou objeto de registro, desde as professoras, os colegas, uma janela, um gato no muro, o professor da oficina e muito mais. E valeu tudo pelo ângulo perfeito, fosse deitar no chão, ou se pendurar em uma grade da janela. O importante era mostrar a percepção individual de mundo.

“É uma experiência gratificante porque cada um deles reage de maneira diferente ao que eu falo, e vejo eles fazendo poses até engraçadas para encontrar um ângulo para a foto. Ver eles com os celulares fazendo as fotos e depois vindo me mostrar, ouvindo minhas orientações sobre enquadramento, luz e depois tentando a foto de novo, é uma sensação incrível. Sem falar quando eles viram a câmera para mim e pedem para eu ser o modelo. Não estou acostumado a estar deste outro lado, mas estou tentando meu melhor por eles”, disse o professor Marcelo, rindo da situação.

Como resultado da oficina, cada estudante escolherá uma das imagens feitas por eles. Esta será impressa e enquadrada para ser exibida em uma exposição especial em setembro.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Eduardo Ramos (Mtb: 15.191)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial