Inicial > Educação > Notícias > EMEF Júlio do Canto lança duas...

Secretaria de Município da Educação

11/05/2023 12/05/2023 14h43m

EMEF Júlio do Canto lança duas obras literárias durante a Feira do Livro de Santa Maria


Livros apresentam histórias de crianças que sofreram com a pandemia e ensinam sobre educação fiscal 

Na tarde desta terça-feira (11), a 50ª edição da Feira do Livro foi presenteada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Júlio do Canto, com o lançamento de duas obras infantis. Durante o evento, o público presente na Praça Saldanha Marinho pode conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pela escola. 

O livro “No mundo da imaginação: o retorno está sendo uma grande emoção” aborda o sentimento da volta às aulas presenciais. Durante o período de pandemia, os alunos do ensino fundamental da escola produziram textos e desenhos que foram reunidos pelas professoras Veridiana Duraczinski e Aline Fernanda Soeiro e viraram um livro repleto de histórias. 

Segundo Veridiana, o retorno pós pandemia tem sido muito difícil para os alunos e produzir materiais lúdicos é uma ótima forma de aproximar as crianças das aulas. 

"A gente queria que eles expressassem como eles estavam se sentido após retornar a escola. Queríamos saber as histórias deles, nos aproximar mais dos alunos”, conta a professora.

Apoiado pelo Edital de Projetos da Fundação Antonio Meneghetti em 2022, o relançamento do livro contou com a produção de 200 exemplares. A obra não apresenta fins lucrativos e será entregue para todos os alunos que participaram de sua produção. Algumas cópias ficarão guardadas na escola. 

ENSINAR E EDUCAR

Produzido em conjunto com uma turma do 4° ano, por meio de um projeto envolvendo a Educação Fiscal, a professora Mayde Cristina Pompeu lançou a segunda edição de seu livro, Educação Fiscal para Cidadania 2. Segundo ela, a obra apresenta um viés integrativo.

Os espaços em branço, para completar, possibilitam que as crianças aprendam sobre o uso responsável do patrimônio público, tenham conhecimentos dos seus direitos como cidadão e muito mais. O livro físico pode ser adquirido na banca da Casa do Poeta de Santa Maria (Caposm), por R$ 20 e a versão digital pelo Facebook da EMEF Júlio do Canto, por R$10.

Para a coordenadora dos anos finais da Secretaria de Educação, Joele Baumart, espaços como a Feira do Livro precisam da participação das crianças.

“É importante incentivar e oportunizar às escolas momentos como estes, de integração com a sociedade. A Feira do Livro é o lugar dessas crianças”, destaca.

PROGRAMAÇÃO

A 50ª edição da Feira do Livro vai chegando ao fim. No sábado (13), às 17h, a Orquestra de Teutônia realiza a última atividade da Praça Saldanha Marinho. Mas, até lá ainda ocorrem outras atrações. 

Na sexta-feira (12), às 19h, o Theatro Treze de Maio recebe o “Sarau dxs Atrevidxs” e no sábado (13), pelo Livro Livre, a escritora Natália Borges Polesso. As Intervenções Poéticas, com a Cia. Armazém, ocorrem às 16h, na sexta-feira e no sábado, às 10h e às 16h. Demais atrações podem ser conferidas pelo link

A 50ª edição da Feira do Livro de Santa Maria é realizada pela Prefeitura de Santa Maria, por intermédio das secretarias de Cultura e de Educação; Câmara do Livro; Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma); 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Franciscana (UFN);  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha (IFfar). A Feira  tem patrocínio da Corsan - Evoluir nos Define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Novas Façanhas; apoio de Gráfica e Editora Pallotti, Construtora Jobim e Ultraxx Telecom; e incentivo cultural de Clínica Viver, Rede Vivo e Unimed e seu financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

Texto: Bruno Bandeira Vargas (estagiário do curso de Jornalismo)
Fotos: João Alves/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial