Inicial > Educação > Notícias > Prefeitura recebe de professores o planejamento...

Secretaria de Município da Educação

21/07/2022 22/07/2022 11h51m

Prefeitura recebe de professores o planejamento para execução do projeto “Hora da Atividade”


Documento foi elaborado por comissão que conta com a participação de representantes do SINPROSM, CME e SMED

Representantes da Educação entregaram ao prefeito Jorge Pozzobom, na manhã desta quinta-feira (21), o planejamento para a execução do projeto “Hora da Atividade”, elaborada por comissão que conta com a participação de representantes do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm), Conselho Municipal de Educação (CME) e Secretaria de Educação (Smed).A proposta pedagógica é o primeiro passo para ampliar a prática da hora-atividade e buscar a sua implementação em todos os segmentos educacionais da RME, conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

“Este estudo é consenso dos setores de Educação da Rede Municipal de Ensino, o que é muito bom. Este planejamento foi feito em conjunto pelas partes interessadas. Agora, vamos precisar entender bem qual o pedido e encontrar a forma de colocar em prática. Este momento do diálogo, este canal que sempre mantemos aberto, é de suma importância para alinharmos as necessidades da Educação. Eu sou aluno, me expliquem de forma didática e simplificada o que é preciso, que vou passar para as equipes das secretarias para avaliarmos como tirar este planejamento do papel”, pontuou Pozzobom, que estava acompanhado do vice, Rodrigo Decimo, e do procurador geral do Município, Guilherme Cortez.

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, reforçou que as tratativas para elaborar a proposta ocorrem, entre os setores, desde de 2018.

“Solicitamos esta reunião com o prefeito para falarmos sobre a hora-atividade e para entregarmos a proposta que elaboramos. A hora-atividade é prevista pela LDB desde 2008, mas este grupo começou a conversar em 2018, quando começamos a fazer estudos sobre o assunto para chegarmos a um planejamento pedagógico ideal. Tivemos um período de afastamento deste trabalho porque enfrentamos a pandemia e o cenário letivo dentro desta realidade. Mas retomamos este debate entre o final de 2021 e o começo deste ano. E, chegamos a uma proposta em março. Agora, precisamos da avaliação da Prefeitura, como setores de finanças, RH e outros, para vermos o que é possível”, assinalou a titular de Educação.

Na reunião, os professores apresentaram que detalhes do projeto “Hora da Atividade”, que prevê contratação de mais profissionais da educação, como pedagogos e educadores. Um cronograma de capacitação para os docentes e maneiras de atendimento aos alunos. 

Os próximos passos seguirão sobre a coordenação do vice-prefeito, Rodrigo Decimo, que assumiu o compromisso durante a reunião, com o aval do prefeito Jorge Pozzobom. Na sequência, serão dados encaminhamentos para avaliação e a possibilidade de implementação do projeto "Hora da Atividade".

O encontro ocorreu no Gabinete do Prefeito e também contou com a presença das coordenadoras da Smed Joceana Machado, Caroline Romanowski e Laura Pippi Fraga; do chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; e da representante do RH da Prefeitura Marney Lacerda. Pelo Sinprosm, estiveram presentes a coordenadora de Organização e Patrimônio, Juliana Corrêa Moreira, e a coordenadora de Finanças, Marta Hammel. Ainda estavam presentes o presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Ronan Simioni, a assistente técnica da CME, Betina Leal, e a representante das direções das escolas da RME professora Orizabete Aquino.

O QUE É HORA-ATIVIDADE?
É um período pronunciado na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que garante ao professor tempo dentro da sua jornada de trabalho para a realização de atividades extraclasse, tais como: planejamento, organização e avaliação das atividades pedagógicas, além de estudos e atualização.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial