Inicial > Educação > Notícias > Escolas da Rede Municipal de Ensino...

Secretaria de Município da Educação

14/11/2017 14/11/2017 17h36m

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam série de ações para a Semana de Cultura Afro-brasileira


Na Escola Pedro Kuns, professores e alunos já estão desenvolvendo trabalhos (Fotos: João Alves)

Promover a cultura, combater o preconceito e promover a igualdade são alguns dos objetivos da semana municipal

 

Com o objetivo de reviver os feitos e lutas da raça negra, a Prefeitura de Santa Maria comemora, desde esta segunda-feira (13) até o dia 20, a Semana Municipal de Cultura Afro-brasileira. Para celebrar o tema nestes dias, várias escolas do Município prepararam uma série de atividades com os estudantes a fim de promover a cultura afro-brasileira nas instituições de ensino da cidade. Ao longo desta semana, a programação está voltada à música, culinária, história e poesia.

As programações foram incentivadas pela Secretaria de Educação, explicou uma das coordenadoras da pasta, Dania Kopp. Segundo ela, as atividades buscam relembrar as lutas da raça negra e preservar e exaltar a cultura afro-brasileira em Santa Maria.

“As escolas já desenvolvem estes trabalhos, mas, nesta semana, eles são mais intensos. É um tema transversal e necessita estar no dia a dia das escolas com o objetivo de combater preconceitos e se ter mais igualdade”, disse Dania.

E as atividades já iniciaram com força nas escolas do Município. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Kunz, no Bairro Passo das Tropas, os professores prepararam uma série de ações. Na tarde desta terça-feira (14), os alunos tiveram ainda mais acesso à cultura afro, já que a professora do 3º ano, Suzana Cartier Laranjeira, levou para a sala de aula um trabalho diferenciado: a criação de bonecas abayomi. As bonecas eram feitas pelas mães africanas aos filhos no tumbeiros – que são navios que transportavam os escravos. Para fazer as abayomis, elas rasgavam retalhos de suas saiam e, com nós e tranças, criavam as bonecas, que se tornaram símbolos de resistência.

Assim, após contar os acontecimentos da época, a professora incentivou os alunos a criarem suas próprias bonecas, com retalhos.

 “Buscamos sempre trabalhar a cultura afro-brasileira aqui na escola. Mas, esta semana, é importar reforçar as atividades. Nos próximos vamos fazer diversas ações, valorizando a cultura do povo que ajudou na formação do nosso país”, disse a professora Suzana.

A Semana Municipal de Cultura Afro-brasileira foi instituída pela Lei Municipal 3081, de 1988. Confira abaixo a programação das escolas da Rede Municipal de Ensino.

 

PROGRAMAÇÃO DAS ESCOLAS

EMEF Aracy Barreto Sacchis
Educação Infantil: confecção de bonecos, brinquedos e brincadeiras da cultura Afro-brasileira.
Anos Iniciais: trabalhos expositivos (painéis), vídeos, discussões e debates em sala de aula, texto coletivo, resumos e desenhos.
Anos Finais: textos relacionados à cultura, vídeos, imagens, fotografias, debates, confecção de poster (será apresentado no Salão de Práticas Pedagógicas), painéis, histórias, atividades artísticas, músicas, oficinas e palestra.

EMEF Erlinda M. Vinadé
Refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade; Sensibilizar os alunos sobre a valorização do ser humano que ultrapassa as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo; Conhecer por intermédio das artes, da música, da culinária, das crenças o modo de ser da Cultura Afro-brasileira; Proporcionar um espaço de ampliação de conhecimentos gerais sobre a etnia afro-brasileira e reconhecer sua contribuição no processo de constituição da nossa identidade; Estimular o conhecimento e o respeito sobre costumes, tradições e cultura afro-brasileira.

EMEF Leduvina da Rosa Rossi
- Leitura de leite (Menina bonita do laço de fita, Bonequinha Preta, Os cabelos de Lele);
- Confecção de bonecas (pano, lã e reciclagem);
- Filme referente ao tema;
- Pesquisa sobre cultura, arte, dança e culinária africana;
- Pintura de tela.

EMEF Martinho Lutero
A escola já tem programada a “Festa das Etnias” que acontecerá no dia 18 de novembro, no turno da manhã, como atividade integrada (escola e família).

EMEF Pedro Kunz
Dia 16/11/17
Culinária africana e degustação; construção de texto-receita
Trabalho com texto: menina bonita com laço de fita

Dia 17/11/17
Workshop: capoeira.

Dia 20/11/17
Encerramento - roda de conversa: expressão oral da experiência e conhecimentos vivenciados durante a semana.
Vídeos: influência da religiosidade no Brasil e da cultura africana.

EMEF São Carlos
Dia 16/11/17
Confecção de banners e cartazes relativos à Semana da Consciência Negra com alunos dos anos iniciais e finais;

No dia 17/11/17
Oficinas de Capoeira com grupo “Barra Vento”, às 9h e às 15h
Oficinas de confecção de Abayomis:
Oficinas de turbantes;
Apresentações do Programa Novo Mais Educação: violão e danças;
Culinária típica (merenda) Feijoada e Canjica.

EMEI Ângela Tomazetti
Contar a história “O aniversário de Aziza” e realizar comentários/questionamentos sobre a história/enredo. Após relatar sobre a cultura Africana, de onde vieram, como vieram para o nosso país, como eram tratados e mostrar figuras que retratam esse período da escravidão; na sequência comentar sobre a diversidade.

EMEI Darcy Vargas
Contação de histórias; criação de bonecas e colagens; criação de instrumentos musicais africanos; trabalhos com miçangas; dramatização; dobradura; confecção de dedoches; músicas típicas africanas; entre outros.

EMEF Chácara das Flores
Leitura e contação de histórias de livros de literatura infantil e infanto-juvenil sobre a temática; criação da personagem, a partir da história do livro: “Menina Bonita do Laço de Fita”; painéis com recortes que tratam da temática; construção de Máscaras Africanas e discussão sobre a história das mesmas; atividades lúdicas com brincadeiras de origem africana; confecção de murais com temas sobre a consciência negra para decoração da escola; debate sobre as histórias contadas sobre o Zumbi dos Palmares; roda de conversa sobre a história da cultura afro com o palestrante convidado.

EMEF Lívia Menna Barreto
A educação infantil e os anos iniciais irão trabalhar histórias infantis que abordam a cultura afro, explorando o tema através de produções artísticas, onde serão elaborados painéis como resultado deste trabalho. Serão utilizados os livros da escritora Maria Rita Py como referência.

Nos anos finais, a proposta artística para esta semana será trabalhar com máscaras a partir da arte africana. As máscaras serão confeccionadas com material reciclado (papelão) associado à dobradura. O objetivo do trabalho é ampliar a experiência estética e contribuir com a reflexão sobre o assunto.

EMEF São João Batista
Apresentação de dança origem africana; construção de máscaras africanas; roda de capoeira; preparação de feijoada; roda africana – Palavra Cantada; histórias infantis (Jongo – Sonia Rosa / Poemas para Brincar – Maria Rita / Nina África – Lenice Gomes / A África, meu pequeno Chaka / Menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado); Sessão cinema filme – Kiriku 1 e 2; artes e pintura de telas.

 

Texto: Mauricio Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial