08/10/2021


Para revitalizar o paisagismo, mudas de jerivá são plantadas na Avenida Borges de Medeiros


Iniciativa faz parte da arborização no trecho da via que recebeu a obra de macrodrenagem

Os canteiros da Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Salgado Filho, já estão com novo visual. Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente realizou o plantio de 46 mudas da espécie de jerivá no local. O trabalho foi concluído na manhã desta sexta-feira (8) no trecho entre as ruas Rua Padre Manoel da Nóbrega e o meio da quadra formada pelas ruas Fernandes Vieira, Inspetor Goulart e Aristides Lobo. O local, que passou por obra de macrodrenagem, pavimentação asfáltica e sinalização, agora está na etapa de revitalização. O jerivá foi escolhido por ser uma palmeira de elevado valor ecológico e ornamental, sendo utilizada largamente em projetos paisagísticos.

Conforme explica o superintendente de Praças, Parques, Canteiros e Jardins, Roberto Dotto, a espécie é de origem de países da América do Sul. Por isso, se adapta bem ao clima subtropical e tropical. A altura pode ficar entre 12 e 15 metros. 

“Em alguns locais dos canteiros da Avenida Borges, devido à tubulação da macrodrenagem do Arroio Cadena, que passa no subsolo da avenida, não foi possível realizar o plantio dos jerivás, pois as raízes são de grande proporção. Nestes locais, o paisagismo será possível através do Programa Santa Maria de Todos Nós. A iniciativa possibilita a adoção de canteiros, que pode ser feita por pessoas físicas ou jurídicas. Com isso, quem tiver interesse poderá adotar um canteiro da Borges de Medeiros, plantar espécies de pequeno porte, cuidar e também colocar a placa da empresa, assim como já ocorre em outras avenidas em Santa Maria”, explica Dotto.

Interessados em participar do Programa Santa Maria de Todos Nós podem fazer contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelos telefones: (55) 3921-7150 e 3921-7151, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 13h30min, e também pelo e-mail: pracasejardins@santamaria.rs.gov.br.
 
Sobre a obra

A obra de macro e de microdrenagem teve por objetivo resolver os problemas de alagamentos, enfrentados por motoristas e moradores em trecho da Avenida Borges de Medeiros, e contemplou a execução de drenagem pluvial, a pavimentação asfáltica e a sinalização viária entre a Rua Padre Manoel da Nóbrega e o meio da quadra formada pelas ruas Fernandes Vieira, Inspetor Goulart e Aristides Lobo. A obra foi orçada em R$ 2.072.768,65, com recurso do Fundo Pró-Saneamento. A empresa Conpasul Construção e Serviços é a responsável pela execução dos serviços. No trecho da avenida, também já foram concluídos os serviços de construção de calçadas e ajustes nas tampas de boca de lobo. A próxima etapa é uma vistoria geral em todo o trecho.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria




Fotos

Voltar | Mais Notícias | Página Inicial




Secretaria de Município de Meio Ambiente
Endereço:
Rua Venâncio Aires, 2277. 4º andar
Expediente externo: 8h30min às 13h30min
Telefone: (55) 3921-7150 CEP: 97010-005
E-mail: meioambiente@santamaria.rs.gov.br


© Copyright 2021, Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento STI/SMG

Topo da Página | Página Inicial